Mapa cria soluções para ciclistas cariocas

Mapa cicloviário do Rio de Janeiro.

Mapa cicloviário do Rio de Janeiro.

A ideia da equipe do Transporte Ativo, criadora do Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro, de reunir em um único mapa informações pertinentes ao público que pedala, está ajudando a resolver algumas demandas, segundo o diretor Zé Lobo. Dentre as quais, diz ele, dispor informações centralizadas em um único mapa sobre trajetos, faixas e vias compartilhadas, vias proibidas, estações de aluguel de bicicleta, bicicletários, lojas e oficinas, bombas de ar e chuveiros espalhados pela cidade.

Com o mapa unificado para consulta pública, é possível organizar os dados, criar grupos de trabalho  e incluir novos colaboradores. Para tanto, a equipe do Transporte Ativo estabeleceu padrões, nomenclaturas, símbolos e informações.Os ciclistas têm a disposição um processo em constante produção e seguem interagindo e enviando dados e informações para complementar o mapa.

“Ter um trabalho reconhecido, sempre nos motiva a seguir adiante a fazer ainda mais”, afirma Zé Lobo, diretor do Transporte Ativo, sobre o reconhecimento da iniciativa no Mobilidade Minuto.

Em atualização –  O projeto iniciado em dezembro de 2011 segue sendo alimentado e atualizado constantemente e os cariocas continuam a colaborar com o mapeamento cicloviário, que, atualmente, oferece as informações para quem quer pedalar no Rio de Janeiro por meio da internet ou por qualquer dispositivo móvel (sistema Android ou IOS), que podem baixar gratuitamente o aplicativo Rio em Bicicleta.

Segundo  a Transporte Ativo, o mapa já recebeu mais de 13.000 visitas em 2014 e possui mais de 1000 pontos cadastrados, além de ter sido replicado em várias cidades do país, tais como Belo Horizonte, Belém, São Francisco do Sul, Aracaju e São José dos Campos.

 

Conheça, participe, divulgue Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções   logo premio