Livro Le Génie de la Marche, com direção do IVM, é lançado na França

Em obra que discorre sobre a importância do caminhar na cidade, “Le Génie de la Marche”, o IVM foi um dos protagonistas; Mireille Apel-Muller, diretora internacional do IVM, foi a coordenadora do livro, cuja autora é Sabine Chardonnet. O livro foi lançado em dezembro de 2016, na França.

SOBRE A OBRA:

O interesse renovado para caminhar é bem conhecido nas práticas artísticas atuais: o hábito de passeios urbanos, os benefícios esperados para a saúde e a aparência nas estratégias urbanísticas. No entanto, o que sabemos do caminhar e os seus efeitos? Que conhecimento possuímos sobre a relação entre mobilidade e territórios? Tanto nos seus objetivos, quanto na sua perspectiva, o próprio pedestre como uma figura universal e múltipla. Às vezes, o deslocamento forçado dos camponeses, dos pobres, crianças, às vezes, a prática preferida do pensador, caminhante, flâneur urbano, é suprimido por movimentos de uma sociedade que, prioriza o espaço privado ao público e aumenta a velocidade.
Este livro, originado de um Colóquio realizado em Cerisy (2012), é a hipótese de um gênio andando (e esperando) para ser implantado no mundo contemporâneo. Reúne autores de várias disciplinas das ciências humanas e sociais, planejamento urbano e arquitetura, bem como a robótica, neurociência, medicina, desenho ou o mundo da arte.

LE GÉNIE DE LA MARCHEPoétique, savoirs et politique des corps mobiles

CHARDONNET, Sabine, AMAR Georges, APEL-MULLER MIREILLE (dir.)

Colloque de Cerisy