IVM promove seminário sobre espaço público no Largo do Arouche

Em nova discussão sobre o Largo do Arouche, IVM promove seminário internacional para discutir qualidade do espaço público e mobilidade. O evento acontece no dia 19 de maio, sexta-feira, às 19 horas na Academia Paulista de Letras – a entrada é livre! Um mês após desenvolver relatório de estudos sobre percepções no Largo do Arouche e realizar um encontro de sucesso com ativistas e moradores, agora o IVM realiza um evento aberto ao público!

 

Para que serve uma praça pública na era digital?

Só para pegar o sinal do wi-fi?

Ou apenas ter um bom banco com encosto para tomar sol?

E como fica a distribuição do espaço para as crianças, idosos, skatistas, ciclistas, cachorros?

Sim, cada um busca seu lugar ao sol, literalmente.

Mas como promover mais convivência em lugar da disputa?

Place de la Republique, reapropriada pela população após o projeto de TVK Architectes

 

Com o apoio do Consulado da França e da Academia Paulista de Letras, o Instituto Cidade em Movimento promove o seminário internacional de mobilidade O que há de público no espaço público da cidade? convidando especialistas franceses e brasileiros para um debate aberto ao público.

 A cidade de São Paulo vive um momento de renovação e requalificação das regiões centrais, que tiveram seu uso transformado pelo tempo e pelas novas dinâmicas sociais. Para superar a tensão da disputa pelo território, do impulso nostálgico e da insegurança em relação à mudança é preciso debater alternativas, se inspirar em outras experiências  e, principalmente, ampliar o debate a todos os interessados.

Neste encontro buscamos compartilhar experiências  e visões tanto do ponto de vista arquitetônico como do âmbito cultural, tendo como disparador a futura obra de renovação do Largo do Arouche  proposta pelo Prefeito João Dória e viabilizada por um grupo de empresa francesas radicadas em São Paulo.

 

Palestrantes convidados:

Pierre-Alain Trévelo, arquiteto francês, fundador da agencia TVK que integra o conselho científico do Atelier Internacional du Grand Paris e responde,  entre outros, pelo projeto de revitalização  da Place de la Republique em Paris, do Parkway de Bruxelas, Bélgica  e da Place de la gare, em Lausanne, Suiça.

Benedito Lima de Toledo, arquiteto, historiador, membro da Academia Paulista de Letras. Autor de diversos livros entre eles o Esplendor do Barroco Luso-Brasileiro.

Cecília Lotufo, fundadora do Movimento Boa Praça, vencedora do prêmio Conselho Curador da Virada Sustentável 2014 e prêmio cidadão São Paulo na categoria Mobilização em 2015. Conselheira do CADES (Conselho de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Pinheiros).

Valter Caldana, arquiteto, membro do Conselho Consultivo IVM Brasil, ex-diretor FAU MACKENZIE, diretor do Laboratório de Políticas Públicas do UPM,  professor.