IVM colabora com o site Esquina, parceiro do portal Estadão

O Instituto Cidade em Movimento colabora com artigos para o site Esquina – plataforma de conteúdo multimídia que discute questões da vida urbana a partir do ponto de vista de diferentes pensares sobre a cidade nos aspectos da mobilidade, arquitetura, planejamento urbano, tecnologia, entre outros.

O site tem parceria com o portal Estadão. Além do conteúdo da plataforma, o Esquina também promove transmissões ao vivo pelo Facebook com a participação de colaboradores de diversas áreas e pretende realizar eventos e passeios pela metrópole.

A plataforma leva para o ambiente digital as discussões propostas em eventos do Projeto Esquina: Encontro sobre Cidades, criado pela jornalista Mariana Barros e pelo empresário Eduardo Andrade de Carvalho, em 2015.

No primeiro artigo, a diretora-executiva do IVM, Luiza de Andrada e Silva, tratou da rua como espaço democrático, de inclusão e interação social, mas que também é disputado por muitos atores, entre eles o pedestre. Este, se vê fragilizado diante de um ambiente cada vez mais hostil, onde a prioridade é para os veículos motorizados e para as placas e sinais de trânsito, o que expulsa e penaliza aqueles que optam por circular a pé pela cidade.

Segundo a jornalista Mariana Barros, o site do Esquina buscou a contribuição do IVM porque tem o objetivo de unir pessoas e instituições preocupadas em debater temas fundamentais da vida urbana. “Sem dúvida, a mobilidade é um dos principais deles e o IVM desempenha um importante papel não apenas por propor a discussão aberta desse assunto, mas também ao ajudar a apontar alternativas e soluções, dando uma valiosa contribuição para o futuro das cidades”, afirmou.

O IVM discutiu a rua como espaço de todos no projeto “A rua é nossa, é de todos nós”, que se transformou em exposição e livro, circulando por diferentes países. A proposta foi apresentar o papel deste componente elementar das cidades: mutantes, diversas e fruto da dinâmica de seus momentos histórico, social, econômico, ambiental e político – fundamental para assegurar (ou impedir) a verdadeira liberdade do ir e vir.

Leia o artigo na íntegra