IVM e Readymake realizam levantamento e entrevistas no Arouche

Em estudos sobre uma requalificação do Largo do Arouche, o  IVM – Instituto Cidade em Movimento, e o escritório de arquitetura Readymake se uniram de forma a dar voz à sociedade civil com uma reflexão sobre o espaço público da mobilidade. Para isso, foi realizado um levantamento qualitativo, por meio de entrevistas individuais, e uma pesquisa de opinião, com entrevistas in-loco, em diferentes horários.

Deste modo, aconteceram entrevistas no Largo envolvendo moradores, comerciantes, profissionais e usuários, de maneira a aproximar o olhar sobre as percepções dos usuários e moradores do Largo do Arouche. Ao mesmpo tempo, foram localizados coletivos e lideranças locais, de forma a estabelecer um canal de comunicação com a comunidade local.

Largo do Arouche. fonte: Readymake.

 

Além de captar o discurso dos entrevistados, buscamos registrar as percepções próprias, como por exemplo, as possíveis tensões sociais do Largo. A percepção é um elemento importante para o estudo das dinâmicas sociais do Largo. Neste sentido, o desafio evidenciado neste relatório é o de garantir um projeto que supere o conflito e a disputa pelo espaço por meio da inclusão de todos os cidadãos – simbólica e fisicamente.

METODOLOGIA

O trabalho de campo foi realizado em dias de semana e em três períodos diferentes (dia, tarde e noite) a fim de identificar as diferentes dinâmicas entre grupos frequentadores e atividades que se dão no Largo de acordo com o horário. O questionário sobre o Largo do Arouche foi desenvolvido para que desse possibilidade aos entrevistados de se alongar mais sobre suas opiniões e percepções do espaço.