IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

IVM cria primeiro game focado em mobilidade urbana

Durante um ano, os profissionais do estúdio de design Dowino, especialistas em mobilidade, criação digital, jogos, educação, inclusão social e players, trabalharam para criar um jogo inovador de aprendizagem da mobilidade urbana. “Em Route!” (“A Caminho!”) é o resultado, para uma plataforma digital, deste trabalho: um game para aprender e viver a mobilidade cotidiana.

▪ Um jogo que combina os objetivos educacionais com as situações reais do cotidiano na cidade.

▪ Um jogo para entender o seu deslocamento diário de outra forma, para aprender a se mover em um espaço urbano complexo, para viver uma nova experiência de mobilidade urbana, para desenvolver as habilidades pessoais de mobilidade com os meios à mão, para melhor compreender os seus pontos fortes e os riscos das viagens na cidade, para expandir a sua gama de ações,
para desarmar as sensações de pânico e urgência, para superar sentimentos labirinto ou gueto, para facilitar a mobilidade na formação para adultos em posições fragilidade social e econômica.

Programa

No dia 11 de dezembro, em Lyon, acontecem as conferências, mesas redondas e demonstrações de exemplos de inovação pedagógica e digitais. O programa tem como objetivo debater:

  • “Quais são os pontos de junção entre a alfabetização e o letramento digital da cidade?” Habilidades pessoais, tecnológicas e intelectuais para evoluir no mundo digital e na sociedade que irão se juntar? O fato de nem todos numa sociedade terem inclusão e domínio digital, oferecer um meio digital, como é o jogo, é um desafio adicional.
  • “Podemos aprender a encorajar?” A autoconfiança é apontada, pelos pesquisadores, como o último parafuso em aprender a mobilidade. Mas se o auto encorajamento pode ser aprendido?
  • “Dominar os códigos da mobilidade é somente seguir as normas?” Se a mobilidade é um conhecimento global, integrado em todos os atos da vida diária, parte invisível, informal, difícil de dividir em habilidades e níveis específicos, como começar a se apropriar da cultura de mobilidade?

 

O seminário é parte do projeto de pesquisa e experimentação “Cidade Legível”, sobre a mobilidade na aprendizagem, coordenado pelo IVM, pela cidade de Lyon e pela Associação Uni-Est, em parceria com o PSA Peugeot Citroën Foundation. Ubisoft, criadora e distribuidora de jogos de vídeo e player importante na indústria do entretenimento, acompanhou a realização.

Inscrições: contactmobilite@uni-est.org

Informações: Gaëlle Rony, gerente de projeto

Pular para a barra de ferramentas