IVM cria primeiro game focado em mobilidade urbana

Durante um ano, os profissionais do estúdio de design Dowino, especialistas em mobilidade, criação digital, jogos, educação, inclusão social e players, trabalharam para criar um jogo inovador de aprendizagem da mobilidade urbana. “Em Route!” (“A Caminho!”) é o resultado, para uma plataforma digital, deste trabalho: um game para aprender e viver a mobilidade cotidiana.

▪ Um jogo que combina os objetivos educacionais com as situações reais do cotidiano na cidade.

▪ Um jogo para entender o seu deslocamento diário de outra forma, para aprender a se mover em um espaço urbano complexo, para viver uma nova experiência de mobilidade urbana, para desenvolver as habilidades pessoais de mobilidade com os meios à mão, para melhor compreender os seus pontos fortes e os riscos das viagens na cidade, para expandir a sua gama de ações,
para desarmar as sensações de pânico e urgência, para superar sentimentos labirinto ou gueto, para facilitar a mobilidade na formação para adultos em posições fragilidade social e econômica.

Programa

No dia 11 de dezembro, em Lyon, acontecem as conferências, mesas redondas e demonstrações de exemplos de inovação pedagógica e digitais. O programa tem como objetivo debater:

  • “Quais são os pontos de junção entre a alfabetização e o letramento digital da cidade?” Habilidades pessoais, tecnológicas e intelectuais para evoluir no mundo digital e na sociedade que irão se juntar? O fato de nem todos numa sociedade terem inclusão e domínio digital, oferecer um meio digital, como é o jogo, é um desafio adicional.
  • “Podemos aprender a encorajar?” A autoconfiança é apontada, pelos pesquisadores, como o último parafuso em aprender a mobilidade. Mas se o auto encorajamento pode ser aprendido?
  • “Dominar os códigos da mobilidade é somente seguir as normas?” Se a mobilidade é um conhecimento global, integrado em todos os atos da vida diária, parte invisível, informal, difícil de dividir em habilidades e níveis específicos, como começar a se apropriar da cultura de mobilidade?

 

O seminário é parte do projeto de pesquisa e experimentação “Cidade Legível”, sobre a mobilidade na aprendizagem, coordenado pelo IVM, pela cidade de Lyon e pela Associação Uni-Est, em parceria com o PSA Peugeot Citroën Foundation. Ubisoft, criadora e distribuidora de jogos de vídeo e player importante na indústria do entretenimento, acompanhou a realização.

Inscrições: contactmobilite@uni-est.org

Informações: Gaëlle Rony, gerente de projeto