IVM Argentina faz oficina com o tema “ganhar a rua”

Promovida pelo IVM América Latina em parceria com o município de Tigre (Argentina), em meados de março, foi lançada uma capacitação para funcionários sob a ideia de “Ganhar a rua, desenho de ruas e espaços públicos mais inclusivos”, que teve lugar nas instalações do salão do Vivanco Tigre. Durante a jornada de trabalho, foram abordados projetos-piloto para o município como: ciclovias, pedestres, reordenamento de tráfego, realização de eventos ao ar livre e até o litoral no rio Luján, que visa criar um lugar mais amigável e proporcionar uma maior qualidade de vida.

O dia começou com um bloco de apresentação liderada pelo diretor de IVM para a América Latina, Andres Borthagaray junto com a diretora-geral de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Débora Villalba, e autoridades municipais. Foi apresentada uma oficina tratando dos vários problemas do município.

No segundo bloco, se abordou mais especificamente a questão das bicicletas com duas apresentações. Uma por Carla Laguzzi que apresentou casos de sistemas de bicicletas públicas em diferentes cidades, a outra de Francisco Ortiz que falou sobre a experiência na cidade de Buenos Aires.

Em seguida, um terceiro bloco por Horacio Aiello no projeto eo protoloco de “Legible City” e Luciano Acquaviva no município de Rosário que disse as motos implementação do sistema público na cidade de Rosário foi realizado.

Finalmente, Nick Tyler, diretor do Departamento de Engenharia da Universidade College London, apresentou os conceitos de cidade amigável, ativa e inclusiva, com o valor colocado sobre o público, espaço saudável e em constante evolução. Em sua primeira impressão do tigre, ele disse: “Eu acho que tem o potencial para ser uma das maiores cidades do mundo, redesenhado para o uso do espaço público. Sabemos que as cidades são as pessoas, eo que lhe dá vida é a interação entre eles. Com isto em mente, temos vários projectos-piloto foram apresentados e hoje nós pensamos que são apropriados para este lugar. ”

Entre os blocos de um interessante debate e intercâmbio entre os funcionários participam do workshop teve lugar. conselheiros Horacio estavam presentes Fabeiro, Jorge Caubet, Rodrigo Molinos, Carlos Samyn Ducó, Sandra Rossi, Teresa Paunovich; o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Eduardo Adelinet; Director Executivo da Agência de Cultura, Daniel Fariña; o director-geral de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Debora Villalba; o diretor de “Novo Urbanismo” Tino Lutteral; e outros funcionários e autoridades.