IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

Inscrições para o concurso Passagens Jardim Ângela estão encerradas

Nesta última quarta-feira, dia 10, encerrou o prazo de submissão das propostas para o concurso nacional Passagens Jardim Ângela. A Comissão Organizadora irá avaliar todos os projetos recebidos e divulgará o resultado no próximo dia 15.

As seis equipes finalistas participarão de um workshop presencial entre os dias 5 e 10 de junho, em São Paulo, com a participação de associações locais, tutores de diferentes países e especialistas do IVM Internacional.  Esse workshop promoverá o intercâmbio de ideias, o trabalho de campo além de facilitar o detalhamento da proposta.  Todos os participantes apresentarão seu projetos finais ao júri que irá escolher de um a três ganhadores. O prêmio para cada equipe vencedora é de R$ 5 mil e menções honrosas.

O objetivo do concurso é identificar e promover a realização de projetos e atividades inovadores que recuperem o sentido social e a caminhabilidade das passagens, priorizando alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível.

O cenário escolhido após dois anos de pesquisa interdisciplinar realizada pelo o IVM é o distrito do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo. Nesta região, onde moram aproximadamente 300 mil habitantes, foram identificadas três passagens: Bambuzal, Menininha e Fundão. Estes espaços constituem-se em elos fundamentais para o abastecimento dos bairros habitacionais, mas apresentam situações de risco, geradas pelas configurações espaciais precárias das passagens e pelas tensões sociais existentes.

Jardim Ângela por Cidade Ativa, uma das organizações parceiras na pesquisa realizada com moradores da região 

Passagens Jardim Ângela faz parte do Programa Passagens, que visa a realização de estudos de caso, provas piloto, intercâmbios acadêmicos, eventos culturais e ações concretas e inovadoras sobre os espaços de articulação. O concurso já foi realizado em países como China, Espanha, Argentina, Uruguai, França e Canadá.

Aguarde a publicação dos finalistas pelo site e por nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Pular para a barra de ferramentas