Inovar, experimentar, agir

Diferentes ações que favoreçam a mobilidade urbana de pessoas foram realizadas pelo Instituto Cidade em Movimento em várias cidades do mundo: um atlas de transporte público em relevo para cegos, um táxi para a demanda de estudantes, cursos de formação para a leitura de mapas de cidades, sistema de informação para ônibus e metrô, entre outros.

 

Imagem: www.pexels.com

Em cada caso, o Instituto, em parceria com outros atores, busca atender as necessidades que surgem em diferentes aspectos da mobilidade e propor e testar soluções inovadoras.

 

Transportes da cidade

A mobilidade é uma questão fundamental sobre a dinâmica e o funcionamento dos centros urbanos. A concepção e organização das ruas, cruzamentos, estações, pontes, passarelas, estacionamentos etc. são fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos.

 

 

Além disso, cidades de todo mundo buscam promover a mobilidade sustentável e o uso de diferentes meios de transporte – com diferentes requisitos e velocidades.

 

Aprendizado, cultura, cortesia

A mobilidade é um direito que depende dos meios técnicos disponíveis, mas também da cultura, de referências e de códigos compartilhados.  Se mover pela cidade não é apenas “poder”, mas também “saber”, e descobrir o prazer de conhecer, de desfrutar dos intercâmbios, sendo respeitado e também mantendo sua privacidade.

As diversas abordagens no contexto das pesquisas e das ações promovidas pelo Instituto Cidade em Movimento visam promover encontros entre pessoas e sensibilizar a opinião pública, principalmente por meio de manifestações públicas e de divulgação de informações (livros, publicações, palestras, conteúdos digitais etc.). Estas práticas são destinadas a estimular a reflexão sobre o movimento na cidade abrindo novas perspectivas para encontrar soluções e alternativas de viagem.

 

Europa, Ásia, América Latina

O Cidade em Movimento criou centros de mobilidade na China e na América Latina. Em cada uma dessas regiões, e com a ajuda de parceiros locais, o Instituto apresentou exposições como “Arquitetura em Movimento!”;  ” A rua é nossa … todos!”. Cidade em Movimento também promove exposições e intercâmbios nas áreas de arquitetura, fotografia, jornalismo, entre outros,  interação com universidades e trabalho com  agentes públicos.

 

Foto: Mariana Chama

 

Intercâmbio, conscientização , divulgação

Paralelamente a essas ações, o Instituto promove seminários temáticos e fóruns sobre uma base regular, na França e em outros países. Alguns dos temas abordados foram: “O que está em jogo na pesquisa na China e no exterior”, “Mobilidade  e exclusão social”, “A cidade com o fluxo”, “Comprar ou alugar”.
O objetivo é criar espaços onde são privilegiadas as discussões que refletem demandas e inquietudes sociais, científicas, culturais, de negócio, políticas etc.

 

 

No âmbito da cátedra de IVM Internacional, presidido por Jean- Pierre Orfeuil, professor do Instituto Francês de Planejamento Urbano, os alunos de todas as disciplinas e de diferentes países reúnem-se regularmente em torno de um tema específico . A partir destes intercâmbios, são produzidas várias publicações.