IVM coloca em evidência ações para melhoria da mobilidade no Brasil

Prêmio Mobilidade Minuto prorroga inscrições até 15 de outubro

 

Iniciativa do IVM coloca em evidência ações para melhoria da mobilidade em todo o Brasil
O Instituto Cidade em Movimento (IVM, da sigla em francês) prorroga as inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto até 15 de outubro. A premiação, lançada no inicio deste mês, tem como objetivo mapear e divulgar as iniciativas criativas e inovadoras em prol da mobilidade em todo País.

“A grande procura para inscrições levou à prorrogação do prazo. Dessa forma, pessoas e as organizações de todo o Brasil têm a oportunidade de participar e, com isso, divulgar o que tem sido feito de inovador pela mobilidade”, explica Luiza Andrada, diretora-executiva do IVM Brasil.

Podem concorrer ações de impacto em melhoria dos espaços públicos, transporte público e particular, meios não motorizados, novas formas de organização do trabalho, uso de tecnologia, cortesia e qualidade da mobilidade. As inscrições são gratuitas e abertas às pessoas físicas, associações de bairro, ONGs, empresas, poder público e outras organizações de todas as regiões brasileiras. O único pré-requisito é que a iniciativa já tenha sido implantada, mesmo que em pequena escala ou em forma experimental. Com o prêmio, o IVM quer incentivar a reflexão sobre alternativas para a mobilidade em toda a sociedade civil, inspirando a multiplicação de boas práticas.

Para inscrever ou recomendar iniciativas para o Prêmio Mobilidade Minuto basta acessar o site cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto, preencher a ficha correspondente, com fotos e um vídeo curto, que pode ser feito, até mesmo pelo celular, que mostre a atividade em ação.
As ações selecionadas serão avaliadas por um Júri Internacional, que premiará seis iniciativas, correspondentes às categorias: Transporte particular; Transporte coletivo; Modos não-motorizados; Qualidade do espaço público da mobilidade; Novas alternativas de organização comunitária e do trabalho; Tecnologia e Comunicação. Também será escolhida uma iniciativa em votação popular, a ser realizada entre os dias 16 e 26 de outubro.
O anúncio dos vencedores pelos Jurados e pelo voto popular será feito no dia 29 de outubro, durante cerimônia de premiação, no Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO: Prêmio Mobilidade Minuto – Instituto Cidade em Movimento

Inscrições
Pelo site: cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto
Prazo: até 15 de outubro
Votação popular: de 16 a 26 de outubro

Cerimônia de premiação (entrada gratuita)
Data: 29 de outubro
Horário: 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano

Sobre o Instituto Cidade em Movimento
Organização não governamental nascida na França em 2000. Atualmente, conta com escritórios em Paris, Buenos Aires, Xangai e São Paulo. A missão do Instituto Cidade em Movimento é contribuir para a melhora da mobilidade urbana em todas as suas formas, por meio de apoio e execução de trabalhos, pesquisas, projetos e ações de acordo com os seguintes temas: acesso à mobilidade por pessoas com necessidades especiais e os mais vulneráveis; melhora dos espaços da mobilidade, da informação, dos tempos e da qualidade dos deslocamentos pela cidade, intermodalidade; divulgação de experiências e conhecimentos sobre a “cidade em movimento ‘, sua cultura e valores cívicos por meio de seminários nacionais e internacionais, concursos, exposições, publicação de livros, revistas, folhetos; cultura de aprendizagem e cortesias. Desenvolve programas originais de pesquisa e projetos de campo que combinam países e continentes, parcerias público-privadas e equipes multidisciplinares.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Fonte/Autoria.: Luciana Paim