IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Mobilidade Minuto

Iniciativa do IVM coloca em evidência ações para melhoria da mobilidade em todo o Brasil

Prêmio Mobilidade Minuto prorroga inscrições até 15 de outubro

 

Iniciativa do IVM coloca em evidência ações para melhoria da mobilidade em todo o Brasil
O Instituto Cidade em Movimento (IVM, da sigla em francês) prorroga as inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto até 15 de outubro. A premiação, lançada no inicio deste mês, tem como objetivo mapear e divulgar as iniciativas criativas e inovadoras em prol da mobilidade em todo País.

“A grande procura para inscrições levou à prorrogação do prazo. Dessa forma, pessoas e as organizações de todo o Brasil têm a oportunidade de participar e, com isso, divulgar o que tem sido feito de inovador pela mobilidade”, explica Luiza Andrada, diretora-executiva do IVM Brasil.

Podem concorrer ações de impacto em melhoria dos espaços públicos, transporte público e particular, meios não motorizados, novas formas de organização do trabalho, uso de tecnologia, cortesia e qualidade da mobilidade. As inscrições são gratuitas e abertas às pessoas físicas, associações de bairro, ONGs, empresas, poder público e outras organizações de todas as regiões brasileiras. O único pré-requisito é que a iniciativa já tenha sido implantada, mesmo que em pequena escala ou em forma experimental. Com o prêmio, o IVM quer incentivar a reflexão sobre alternativas para a mobilidade em toda a sociedade civil, inspirando a multiplicação de boas práticas.

Para inscrever ou recomendar iniciativas para o Prêmio Mobilidade Minuto basta acessar o site cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto, preencher a ficha correspondente, com fotos e um vídeo curto, que pode ser feito, até mesmo pelo celular, que mostre a atividade em ação.
As ações selecionadas serão avaliadas por um Júri Internacional, que premiará seis iniciativas, correspondentes às categorias: Transporte particular; Transporte coletivo; Modos não-motorizados; Qualidade do espaço público da mobilidade; Novas alternativas de organização comunitária e do trabalho; Tecnologia e Comunicação. Também será escolhida uma iniciativa em votação popular, a ser realizada entre os dias 16 e 26 de outubro.
O anúncio dos vencedores pelos Jurados e pelo voto popular será feito no dia 29 de outubro, durante cerimônia de premiação, no Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO: Prêmio Mobilidade Minuto – Instituto Cidade em Movimento

Inscrições
Pelo site: cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto
Prazo: até 15 de outubro
Votação popular: de 16 a 26 de outubro

Cerimônia de premiação (entrada gratuita)
Data: 29 de outubro
Horário: 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano

Sobre o Instituto Cidade em Movimento
Organização não governamental nascida na França em 2000. Atualmente, conta com escritórios em Paris, Buenos Aires, Xangai e São Paulo. A missão do Instituto Cidade em Movimento é contribuir para a melhora da mobilidade urbana em todas as suas formas, por meio de apoio e execução de trabalhos, pesquisas, projetos e ações de acordo com os seguintes temas: acesso à mobilidade por pessoas com necessidades especiais e os mais vulneráveis; melhora dos espaços da mobilidade, da informação, dos tempos e da qualidade dos deslocamentos pela cidade, intermodalidade; divulgação de experiências e conhecimentos sobre a “cidade em movimento ‘, sua cultura e valores cívicos por meio de seminários nacionais e internacionais, concursos, exposições, publicação de livros, revistas, folhetos; cultura de aprendizagem e cortesias. Desenvolve programas originais de pesquisa e projetos de campo que combinam países e continentes, parcerias público-privadas e equipes multidisciplinares.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Fonte/Autoria.: Luciana Paim

Pular para a barra de ferramentas