Hiperlugares móveis é o novo programa do IVM Internacional

As transformações radicais das práticas e atividades de mobilidade, dos usos dos territórios e dos espaços urbanos, impulsionadas sobretudo pelos veículos autônomos, são o foco de estudo do novo programa do IVM Internacional:  Hiperlugares Móveis.

Jean-Pierre Orfeuil, professor emérito, especialista em mobilidade e integrante do Conselho Científico do IVM Internacional, assina artigo em que explica a união do conceito de Hiperlugares, de autoria do economista François Ascher, com a mobilidade.

Ascher afirma que os hiperlugares são locais “onde as pessoas rapidamente se deslocam de um ambiente social para outro, onde seqüências de atividades se sobrepõem e se entrelaçam, onde os laços sociais são escolhidos, construídos, são formados, mas também se desarmam mais livremente”. O Hiperlugares Móveis soma a este cenário as atividades e serviços em mobilidade.

Foto: Pixabay

Estudo – Desde o ano passado o IVM Internacional desenvolve um programa dedicado à esta pesquisa de Hiperlugares Móveis. Uma linha da pesquisa é sobre as mutações da cultura da mobilidade nos grandes centros urbanos. O programa, previsto para ser desenvolvido em três anos, utiliza uma abordagem interdisciplinar e internacional para acompanhar e registrar as mudanças nas atividades de trabalho, serviços, comércio, lazer, saúde etc, nas diferentes classes sociais, impactadas por estes lugares móveis, que não são nem privados nem públicos.

O programa tem como objetivo produzir, ao longo de seu desenvolvimento, os resultados acadêmicos, culturais e profissionais, para facilitar o intercâmbio. Entre as atividades programadas estão um concurso internacional de documentário, oficinas de projetos acadêmicos, reportagens fotográficas, conferência internacional, entre outras.

Para 2018, estão previstos estudos e workshops organizados pelo IVM com objetivo de identificar os Hiperlugares Móveis (qual serviço, atividade e em que território) em diferentes partes do mundo.