IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

Legibilidade e respeito ao pedestre: Países Baixos inauguram faixas de pedestres iluminadas

Um grande passo para os pedestres foi dado nos Países Baixos, na cidade de Brummen: a criação de uma faixa de pedestres com iluminação, a Lighted Zebra Crossing. Legibilidade, uma questão essencial para a vivência do caminhante na cidade, é uma das frentes de estudo do IVM por Cidade Legível; projetos para as pessoas são essenciais e muito necessários para espaços mais humanos e a iniciativa nos Países Baixos é um importante exemplo disso. Criado pela empresa com o respectivo nome, Lighted Zebra Crossing, ela colabora com a segurança ao criar uma maior visibilidade do pedestre durante o período sem luz natural.

fonte: Lighted Zebra Crossing B.V.

As faixas brancas são equipadas com placas de luz que mantém-se constantamente acesas, independente de ter pedestres a atravessando. “Os lugares que deveriam receber esse tipo de faixas são, em especial, as chamadas “zonas de risco”, que correspondem aos arredores de escolas, hospitais e locais com concentração de idosos”, de acordo com o diretor da companhia, Henk Peters.

A Lighted Zebra Crossing B.V. é uma empresa respeitada na tecnologia para a segurança de pedestres, atuando não apenas na Holanda, mas ao redor do mundo. A faixa de pedestres entra em atuação por meio de sensores que detectam a ausência de luz natural. Confira abaixo fotos da faixa em funcionamento e mais informações no site da empresa:

fonte: Lighted Zebra Crossing B.V.

fonte: Lighted Zebra Crossing B.V.

Pular para a barra de ferramentas