IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Mobilidade Minuto

Fabricante de ônibus elétrico concorre a prêmio de mobilidade

n-ONIBUS-ELETRICO-large570

É muito fácil apontarmos o dedo para ações e iniciativas que não são politicamente corretas, nem sustentáveis ou mesmo que agridem princípios morais ou éticos. As redes sociais, inclusive, mostram que é tão fácil fazê-lo como também que está completamente fora de controle.

Por esta razão, é importante voltar os olhos para ações que efetivamente impactam positivamente o entorno, pois estas são merecedoras de comentários e compartilhamentos. Saber reconhecer uma empresa realmente comprometida com o meio ambiente e com as pessoas não é tarefa fácil.

A Eletra não é uma empresa muito conhecida pelas pessoas, mas cerca de 345 ônibus que circulam hoje na grande São Paulo pertencem à empresa. O grupo ao qual pertence tem um trabalho formidável de recursos humanos e reciclagem, plantio de árvores, mutirões ecológicos e outras ações que merecem atenção e respeito.

Por esse histórico e pelo lançamento de um novo produto – do qual falo mais abaixo -, recentemente, a Eletra foi indicada para o prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituto Cidade em Movimento.

Parte do Grupo ABD, ao lado da Metra (concessionária do Corredor ABD que interliga Ferrazópolis, São Mateus, Diadema e Jabaquara), a Eletra é fabricante de ônibus elétricos e vêm trabalhando há anos para a inclusão deste tipo de motorização no transporte público da região metropolitana de São Paulo.

Desde a sua criação, em 1988, produz soluções sustentáveis para o transporte público. A corporação agora é referência na produção de ônibus, internacionalmente, e participa de eventos onde a empresa dá palestras e consultoria sobre o menor impacto ambiental no uso dos ônibus, a motorização elétrica e as melhores práticas ambientais. Já está presente em Rosário, na Argentina; e em Wellington, na Nova Zelândia.

A última novidade, que chancela a preocupação da Metra com a responsabilidade ambiental, é o E-bus, lançado em 2013, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias. O veículo é uma parceria com as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.

O objetivo da premiação Mobilidade Minuto é identificar e divulgar iniciativas da sociedade para a melhoria das condições de mobilidade nas cidades, em suas diversas dimensões: o transporte, a qualidade do espaço público, o uso das tecnologias, as novas formas de organização da sociedade civil e do trabalho, padrões de consumo mais sustentáveis, entre outras ações. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de outubro.

Para Iêda Maria Oliveira, gerente da Eletra, a empresa tem um compromisso com as questões sustentáveis. “Está no DNA da Eletra a busca por soluções que reduzam a emissão de poluentes na atmosfera e ofereçam melhor qualidade no transporte público para a população”, ressalta. Segundo ela, participar da seleção é um importante reconhecimento do trabalho da companhia.

Para votar, basta acessar o site da premiação.

A cidade agradece.

Fonte: Brasil Post

Pular para a barra de ferramentas