Exposição Passagens é aberta no MUHBA, em Barcelona

Túneis, pontes, passarelas, teleféricos urbanos, escadas rolantes… As passagens – geralmente esquecidas ou negligenciadas nos grandes projetos de desenvolvimento urbano – ganham destaque na exposição“Passagens, espaços de transição para a cidade do século XXI”, organizada pelo Instituto Cidade em Movimento/VEDECOM, que começou hoje no Museu de História de Barcelona (MUHBA) Oliva Artes, em Barcelona, Espanha.

A mostra traz o olhar e o trabalho de especialistas, pesquisadores, acadêmicos, arquitetos, entre outros, para a questão das passagens e suas interações com as cidades. Estes profissionais se mobilizaram em todo o mundo para imaginar esses “pequenos lugares do movimento”, participaram de concursos e criaram projetos com objetivo de ressignificar os espaços. São apresentadas imagens, pesquisas, projetos e publicações, fruto do trabalho desenvolvido em diferentes países.

Em Barcelona, a exposição será apresentada em francês, inglês e catalão, com apoio da Cidade de Barcelona, ​​da Área Metropolitana de Barcelona (AMB) e da Escola Técnica Superior de Estrasburgo. A entrada será gratuita, de quarta-feira, sábado e domingo, com opção de visitas guiadas também gratuitas para grupos, após inscrição dos interessados. Elas acontecerão nos dias 18 de novembro, 2 e 16 de dezembro, às 11h30. A exposição segue até 17 de dezembro.

Integração – No caso de Barcelona, foram realizados concursos internacionais que elegeram projetos para requalificar a passagem sob a ferrovia costeira em Barcelona e também para pequenas outras intervenções estratégicas em seis passagens na região metropolitana, a fim de conectar territórios atualmente separados por rios e autoestradas.

A exposição é itinerante e começou pela França, em 2016. Este ano, foi exibida em Xangai, na China, e agora em Barcelona. Em 2018, será a vez de São Paulo recebê-la.

Para acessar o material completo da exposição e conferências acesse o PDF. Mais informações acesse os sites do IVM França e IVM China.