Exposição Passagens chega em 2018 a São Paulo

Em 2018, a exposição itinerante Passagens – Espaços de Transição para a Cidade do Século XXI chega ao Brasil, abrindo o calendário de atividades do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Por aqui, além de todo o conteúdo da mostra internacional, o resultado do concurso realizado pelo IVM Brasil em 2017 – que escolheu projetos de requalificação de passagens no Jardim Ângela – ganhará um espaço especial na exposição.

Entre 2015 e 2016, o IVM realizou estudos da estrutura e dos padrões de uso das passagens do Jardim Ângela sob diversos aspectos da mobilidade, culminando com o concurso de projetos no início deste ano.

Passagens Jardim Ângela: estudos de mobilidade vertical e de jovens e crianças

Até 21 de janeiro, exposição prossegue em Barcelona, no Museu de História de Barcelona (MUHBA).

Baseada nas obras do projeto interdisciplinar realizado pelo Institut pour la Ville em Mouvement-VEDECOM de Paris, a exposição mostra a história das passagens ao longo dos séculos, que adotaram diferentes formas e contribuíram para transformar o meio ambiente. Atualmente, a arquitetura as usa como ligações entre a pequena e grande escala urbana.

Passagens em Barcelona
Foto: reprodução site MUHBA

Em Barcelona, o IVM/VEDECOM também realizou debates com a comunidade acadêmica e visitas-guiadas. A exposição teve apoio da Câmara Municipal de Barcelona, ​​da Área Metropolitana, da Escola de Arquitetura do Vallès e do Museu de História de Barcelona. As visitas podem ser feitas de quarta, das 11h às 15h e das 16h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 15h e das 16h às 18h. A entrada é gratuita.

Xangai – Entre 17 de março e 7 de abril, a exposição Passagens estará em Xangai, na China. Em setembro de 2017, Pequim sediou a exposição do IVM, que lá teve o apoio da agência de design Turenscape e da embaixada da França na China, como parte do mês franco-chinês de meio ambiente.