Evento apoiado pelo IVM coloca pedestre como protagonista da cidade

O Instituto Cidade em Movimento (IVM) é um dos realizadores da Maratona Diária pela Vida, evento que visa colocar o pedestre como protagonista da cidade.

A atividade acontece no dia do aniversário da cidade de São Paulo, na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, das 9h às 18h.

A via, que dá acesso a quase todos os oito institutos que formam o chamado “Quadrilátero da Saúde” da USP, foi pouco pensada para as milhares de pessoas que circulam diariamente no local, aguardando consultas ou agendamentos, e sofrem com falta de banheiros públicos e baixa oferta de locais para comer. O problema se agrava para as pessoas com mobilidade reduzida.

Além do IVM, são realizadores: Urb-i; Caronetas – Caronas Inteligentes; Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Repensar a mobilidade – O objetivo da Maratona é repensar a mobilidade do entorno da avenida, que registra a circulação de mais de um milhão e meio de pessoas anualmente.

“Será o começo de uma grande mudança bem no coração do maior complexo hospitalar da América Latina”, destaca o idealizador do evento, Marcio Nigro, ao ressaltar que a dificuldade de acesso se estende também aos acompanhantes dos pacientes e aos profissionais da saúde.  Isso porque as calçadas são estreitas, não há área de permanência e os bancos para descanso são raros.

No dia do aniversário de São Paulo, o fluxo de veículos será restrito apenas às ambulâncias. As vagas de estacionamento se tornarão espaços de convívio e de atividades para as pessoas; parte da rua será usada como uma ampliação das calçadas, tornando-as maiores e confortáveis. Também haverá atividades de lazer e saúde, além de food trucks e banheiros públicos. Tudo será feito com cones, plantas e materiais fáceis de serem removidos. A programação completa pode ser conferida no site da Virada da Mobilidade.

Teste – Durante o evento, serão coletados dados e, posteriormente, testadas as mudanças propostas pelo time de urbanistas em parceria com a CET. Após os testes e observações, o segundo passo é desenvolver o projeto temporário, em que as melhorias são feitas com material leve e duram de 1 a 2 anos. Só depois é que as mudanças permanentes são projetadas e saem do papel. “Essa metodologia é o urbanismo tático, que vem sendo usada com sucesso em transformações urbanas ao redor do mundo”, finaliza Nigro.

Cena de “Dis”molidade Urbana na Dr. Éneas de Carvalho. Crédito: IEA

A ideia do evento surgiu na Virada da Mobilidade de 2017, após a exibição do documentário “(Dis)Mobilidade Urbana”, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Faculdade de Medicina da USP. O filme mostra os problemas enfrentados por quem circula pela Dr. Enéas.

Transporte Público – A prefeitura de São Paulo iniciou dia 8 de janeiro o processo licitatório para concessão dos ônibus que prestarão serviço de transporte coletivo no município durante os próximos 30 anos. O assunto, que também será discutido durante a Maratona, pode ser mais conhecido por todos os interessados acompanhando os posts da campanha nas redes sociais que explicam a respeito da concessão e traz enquetes para votação dos interessados. A primeira pergunta já está no ar. Clique aqui.