Passagens Jardim Ângela: conheça o projeto do Estúdio Latitude21

Ações que melhorem o conforto físico e psicológico dos pedestres, a partir da criação de áreas de estar, encontro, descanso e lazer. Esta é o fundamento de um dos projetos finalistas do Passagens Jardim Ângela, criado pela dupla Artur da Silva Bignelli e Daniel Nardini Marques, do Estúdio Latitude21, ambos recém-formados pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

“A possibilidade de pensar possíveis propostas para o contexto particular do Jardim Ângela – contexto este que também se evidencia como uma imagem muito significativa de diversas cidades brasileiras – nos surgiu como uma oportunidade de refletirmos urbanisticamente sobre a temática, considerando os diferentes aspectos de viabilidade das ações, já no âmbito externo ao da universidade”, conta Daniel.

A proposta, criada para a passagem da Menininha, partiu de uma primeira etapa ampla e intensa de pesquisa sobre o bairro, análise das dinâmicas existentes, entendimento do ritmo de vida dos moradores e associação das diversas camadas de informação. Após esta fase, a equipe avançou sobre as passagens e os pontos de intervenção, tratando as diferentes escalas como partes de um todo complexo e múltiplo.

Da esquerda para a direita, Artur da Silva Bignelli e Daniel Nardini Marques. Foto: Acervo Pessoal

Ambos esperam ansiosos pelo workshop com tutores internacionais e a possibilidade de detalhar o projeto junto com moradores e associações locais. Artur acrescenta que a participação nesta segunda fase do concurso “será um momento rico em termos de aprendizado, tanto em relação ao processo , quanto em relação ao contato com as diferentes propostas e atores relacionados ao Jardim Ângela”. Para eles, a oportunidade é de crescimento profissional e pessoal a partir do aprofundamento nas diferentes questões relacionadas ao bairro e da troca de conhecimento entre os envolvidos.

Para ver com detalhes todos os projetos finalistas do concurso, acesse este link: www.concurso.cidadeemmovimento.org/finalistas