Urbanista francês propõe espaço público livre e inclusivo

“Nosso conceito é o de que, independente de sua localização, os espaços públicos devem ser dedicados à totalidade das pessoas”. São palavras do arquiteto e urbanista francês Pierre Alain Trévelo, do TVK Architectes Urbanistes, responsável pela revitalização da Place de la République, em Paris. Trévelo participa do seminário internacional de mobilidade O que há de público no espaço público da cidade?, nesta sexta-feira, às 19h, no emblemático Largo do Arouche. O evento é promovido pelo Instituto Cidade em Movimento – IVM, com apoio do Consulado da França e da Academia Paulista de Letras.

Trévelo defende o princípio da simplificação, sem subdivisões, liberando o espaço para usos urbanos diversos. A Place de la République é um dos projetos do TVK que se apoia no conceito de um espaço público livre e inclusivo. Devido ao seu tamanho excepcional (120m x 300m), sua dimensão simbólica e sua localização, esta praça ocupa um lugar especial no centro da cidade. “Desenhamos espaços público não para que se ajustem aos usos, mas que  estimulem  as evoluções de modo de vida urbano. Isto é, para que sejam laboratórios urbanos”, complementa.

Praça da República, em Paris, após a reinauguração em 2013. Foto: TVK Architectes Urbanistes


Antes, a praça apresentava 70% do seu espaço destinado a carros e 30% a pedestres. Na reforma foi eliminada a rotatória, que libera o terreno a partir da restrição do tráfego de automóveis e cria o maior espaço público possível para pedestres.  A nova praça, livre de carros, se transforma em um recurso disponível e adaptável a usos urbanos diversos. A cidade, que antes carecia de espaços grandes e versáteis, hoje tem na Praça da República um lugar para atividades de rotina e até workshops, jogos, playground, shows e intervenções artístico-culturais.

 

 

Em São Paulo, Trévelo participa desse encontro com o objetivo de compartilhar experiências e visões, tanto do ponto de vista arquitetônico como do âmbito cultural, tendo como ponto de partida a futura obra de renovação do Largo do Arouche. Na mesa redonda também estarão presentes o arquiteto e historiador Benedito Lima de Toledo, membro da Academia Paulista de Letras e professor titular na FAUUSP; Cecília Lotufo, fundadora do Movimento Boa Praça e conselheira do CADES (Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Pinheiros); e o arquiteto Valter Caldana, membro do Conselho Consultivo IVM Brasil e professor da FAU Mackenzie.

O evento pretende reunir ativistas urbanos e moradores para juntos discutirem as estratégias de superação das disputas territoriais e a reconquista do espaço público pelas pessoas. A entrada é livre. Veja mais informações e confirme sua participação na página oficial do evento.