IVM participa de debate sobre mobilidade no Mackenzie

Estão abertas as inscrições para o “I Encontro Internacional de Direito Administrativo Contemporâneo e Os Desafios da Sustentabilidade: Mobilidade Urbana”, organizado pelos grupos de pesquisa de “Direito Administrativo Contemporâneo”, “Direito e Sustentabilidade” e “Políticas Públicas como Instrumento de Efetivação da Cidadania”, com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana  Mackenzie.

O evento tem por objetivo mapear e promover a discussão a respeito da articulação do trânsito, transporte, infraestrutura, distribuição de bens e mercadorias,
deslocamento de pedestres e ciclista, meio ambiente, bem como a vinculação da mobilidade à política de desenvolvimento urbano inclusiva sustentável social e ambientalmente, mediante o financiamento do Mack Pesquisa.

Esse Encontro Internacional será composto por palestras de profissionais atuantes no urbanismo e da área jurídica, e da apresentação de trabalhos acadêmicos, nos quais serão discutidos, com base no eixo central relacionado a mobilidade urbana, a urbanização excludente, ao direito de acesso a tudo que a cidade oferece – trabalho, lazer, comércio, serviços públicos e outros -, os reflexos ambientais e sociais da imobilidade.

O Encontro acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, no Auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No dia 21, à noite, para debater o tema “Mobilidade , Legislação e Tecnologia”, participa Andres Borthagaray, arquiteto e diretor para América Latina do IVM Instituto Cidade em Movimento, além de Dinorá A. Musetti Grotti, advogada e professora da graduação e pós graduação da  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Geraldo Spagno, advogado, professor da PUC-MG e presidente da Comissão de Mobilidade Da OAB/MG; e Renato Leite Monteiro, advogado especialista em Direito e Tecnologia, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No dia 22, para discutir o tema “Mobilidade e Cidadania”, estará presente Andrea Ines Gutiérre, geógrafa, integrante do Grupo Movida, Estudos de Mobilidade Cotidiana da  Universidade de Buenos Aires, membro da cátedra internacional do IVM  Instituto Cidade em Movimento, além de Sergio Ferraz, advogado, professor titular de Direito Administrativo da PUC-RJ; Thiago Marrara, advogado e professor do Departamento de Direito Público da Nova Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto; e Marcos Sousa, jornalista e integrante do Mobilize Brasil.

No mesmo dia, à noite, na mesa sobre “Mobilidade: Espaço, Equidade e Meio Ambiente” participam Bernardo Navarro Benitez, profesor de Investigación en Planificación Territorial de la Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco, membro da cátedra internacional do IVM Instituto Cidade em Movimento; Thiago Benicchio, gerente de Transportes Ativos do ITP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), Daniela Campos Libório, advogada e professora da PUC-SP; Consuelo Yatsuda M. Yoshida, desembargadora federal – TRF 3ª Região e coordenadora do curso de especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/Cogeae/SP) e do Projeto de mestrado e doutorado temático em Direito Minerário Ambiental do Convênio PUC-SP/VALE S.A.; Antonio Cecilio Moreira Pires, advogado e coordenador do Núcleo de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Serviço:

Dias: 21 e 22 de setembro de 2015

Local: Auditório do Mackenzie: Rua da Consolação, 896, prédio 24

Informações: Tel. (11) 2114-8654  www.mackenzie.br, e-mail: direito@mackenzie.com.br  ou diretamente no site http://up.mackenzie.br/encontro-direito-administrativo.