IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Eventos mobilidade

Em seminário sobre cidades mais verdes, Maglio comenta Plano Diretor e a COP-21

Pela 15ª Conferência “Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas”, o seminário “Bairro a Bairro: SP mais verde” trouxe discussões sobre sustentabilidade, objetivos do Brasil para a COP-21 e a qual patamar estamos nas projeções. Ivan Maglio, engenheiro formado pela USP, doutor em saúde pública, comentou o crescimento da cidade de São Paulo frente ao novo plano diretor e o verde. Maglio também é consultor em urbanismo e discutiu a necessidade de estudos menos macro escalonados, defendendo a escala do bairro. O seminário ocorreu na Sede da APCD, em Santana.

 

seminarioNatalini

 

Para explicar sobre as perspectivas da cidade de SP, remontou a um processo atual para diversos países ao redor do mundo: as adaptações ambientais para redução da emissão de gases até 2020. Iniciado o plano em 2005, era estimado que o Brasil reduzisse em 37% suas emissões; São Paulo, no entanto, aumentou. As emissões podem ser setorizadas em três: mudança do uso da terra, agropecuária e energia. Em São Paulo, a mobilidade está em destaque: 83% das emissões são relacionadas à energia, sendo 61% provenientes de veículos, segundo Maglie.

Os engarrafamentos de automóveis individuais estão dentre os agravantes, ao tempo que os coletivos mostram-se saturados. Nestas condições, Maglie entra no mérito do Plano Diretor de 2014; segundo ele, o plano apresenta um bom conceito, mas não leva em consideração as especificidades de cada bairro. “Há uma liberalidade que permite o mesmo potencial de adensamento em ruas com 8 ou 20 metros de largura”, argumenta. O doutor afirma que a ideia de adensar nos eixos é boa, mas não da forma que está regulada. “As questões ambientais ficaram à margem”, comenta.

 

IMG_0522

 

Englobada no PDE-2014, a Operação Urbana Arco Tietê foi citada na discussão, quanto à polêmica do adensamento que envolve, dentre outros, áreas de várzea. Maglie traz o exemplo da Operação Urbana Faria Lima, ocorrida entre 1985 a 2003 e os índices excedentes de poluição atmosférica no local – algo comum em operações urbanas. Dessa maneira, como a cidade pode crescer, mas também levar em consideração a infra-estrutura verde? 

Pular para a barra de ferramentas