Em Paris, o IVM mobiliza a exposição “Passagens”

Com a presença de autoridades, arquitetos e pesquisadores, o IVM abriu em Paris a exposição internacional “Passagens”, no dia 3 de Maio na Agência Galeria BETC, na histórica “Passage du Désir”. Situada no 10º arrondissement de Paris, a exposição segue até 5 de Junho e apresenta o tema de estudo sob as mais variadas situações: de túneis a escadas rolantes urbanas, desde os mais integrados e agradáveis ao pedestre até espaços abandonados e desconfortáveis. “Passagens” nos faz refletir sobre a condição desses espaços tão importantes na cidade, por muitas vezes pouco valorizados, mas essenciais para a conexão entre modalidades de transportes e espaços separados por barreiras naturais ou de autovias, por exemplo.

A mostra, interativa e provocadora mostra exemplos e faz uma reflexão sobre as barreiras urbanas, e traz também inúmeras soluções inovadoras, como as vencedoras dos diversos concursos internacionais.

unnamed (4)

As passagens, além de conectar, são espaços da cidade: ou seja, podem ser locais de permanência, fruição e que permita a apropriação pelo público. Formais ou informais, são lugares de experiência sensorial – ora pela vista, ora pela transição de uma ambiência para outra completamente diferente, dentre outros. Levando em conta a riqueza de possibilidades para as passagens, a exposição fomenta reflexões como a renovação destes espaços, estudando suas especificidades, mudanças urbanas no entorno e a valorização desses elementos tão importantes na cidade.

                                                                                                                                                     IMG_8453

     As barreiras urbanas por todo lado

IMG_8468

Linha do Tempo das passagens na história da humanidade

Profissionais de áreas como cinema, política, pesquisa e profissionais do projeto arquitetônico fizeram estudos e projetos sobre o tema em diversas cidades ao redor do mundo. Da América do Sul de Bogotá até o oriente de Xangai, “Passagens”, apresenta ao público o passado, o presente e reflexões sobre o amanhã das passagens, peça-chave na mobilidade do pedestre na rota urbana.

Além da mostra pública, o IVM promove até julho várias atividades paralelas como visitas guiadas por passagens emblemáticas de Paris, mesas redondas e seminários como, por exemplo, o encontro de síntese destes 2 anos.

IMG_8574

Informações úteis:

EXPO PASSAGE

Passage du Désir

85-87 Rue du Faubourg Saint-Martin, 75010, Paris

Linha 4 do metrô: Chateau d’Eau

Linha 5 do metrô: Jacques Bonsergent

Linha A do RER: Gare de l’Est

Segunda à domingo (exceto terças-feiras), das 14h as 20h

ENTRADA GRATUITA

Eventos paralelos – Saiba mais sobre o Seminário PASSAGENS