Programa Fábrica do Movimento é apresentado em seminário

Em um programa de pesquisa e conferência encabeçados pelo IVM – Instituto Cidade em Movimento e PSA-Peugeot Citroen, Eduardo Vasconcellos, do IVM-Brasil, apresentou um seminário sobre “The Making of Movement”. Dentre as questões, Vasconcellos cita: “O que impulsiona a ação pública em questões de mobilidade urbana?”. Enquanto as cidades crescem cada vez mais em extensão, e as operações urbanas aumentam em complexidade, resolver a questão da mobilidade urbana é um grande desafio. A interdisciplinaridade é algo necessário: cidadãos, políticos, meios de comunicação, dentre outros.

palestras fabrica do movimento 5

Um programa internacional de pesquisa, através de 10 países (30 casos, 10 cidades, 3 continentes), foi feito pelo IVM, entitulado “Fábrica do Movimento”:

  • uma pesquisa com estudantes ao redor do mundo (700 alunos, 14 cidades) sobre seus sonhos para a cidade do futuro
  • visões pessoais de políticos e especialistas
  • plataforma colaborativa on-line: www.movemaking.com
  • filmes e entrevistas
  • conferência internacional em Paris, 26-27 de março de 2012

A conferência internacional ocorrida em março de 2012, encabeçada pelo IVM e pela PSA Peugeot Citroen, foi feita em parceria com a Université Paris Ést e com o apoio da Ile-de-France Institute, Fnau (Federação Nacional das Agências de Planejamento) e o Dépôts et Consignations.

Confira a apresentação aqui!

 

fabricadomov

Eduardo Vasconcellos (centro) e Andrés Borthagaray, diretor do IVM (esquerda)