IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Mobilidade Minuto

Diversidade e parceria a serviço de cada projeto

As áreas de atuação, assim como os campos de experimentação, do IVM são definidas pelo seu Conselho Científico e de Orientação. A estas áreas se associam instituições e parceiros com  diferentes experiências profissionais, que trabalham por projeto, em equipes autônomas.Os critérios de seleção de projeto respondem a  três requisitos:

  • Relevância: o problema escolhido deve relação com questões concretas e atuais e permitir a participação de parceiros.
  • Excelência: as equipes devem reunir especialistas de reconhecida expertise na temática em questão.
  • Diferença: em sua pesquisa e experimentação, o Instituto deve colaborar com abordagens específicas e inovadoras.

 

Um  think-tank da mobilidade

Outra peculiaridade da IVM é o seu Conselho Científico e de Orientação: uma instância de inspiração, reflexão e originalidade para cada projeto. O conselho é também o avalista das ações éticas e científicas realizadas. Este think-tank da cidade em movimento reúne personalidades francesas e internacionais, de diferentes horizontes profissionais, mas com um denominador comum: o contato direto com a realidade da cidade. Há também programas de pesquisa inéditos, ações, projetos inovadores de campo nos quais a visão francesa é integrada a outras perspectivas, a equipes multidisciplinares e parcerias com sistema público e provado. O IVM esta sempre aberto a novos questionamentos e temas com o objetivo de que a mobilidade urbana se reafirme como direito e que o deslocamento pela cidade possa ser desfrutado.

Estrutura dos Conselhos do IVM internacional

Conselho Consultivo brasileiro

Inovar, experimentar, agir

Cidade em Movimento na América Latina

Pular para a barra de ferramentas