IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Publicações

“Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir”, por Andrés Borthagaray, em associação com o IVM

Conquistar a rua ! Compartilhar sem dividir, por Andrès Borthagaray, Romano Guerra Editora, 2010

Neste livro, Andrés Borthagaray discursa sobre as ruas da cidade. Segundo ele, há cerca de 570 milhões de pessoas na América Latina, sendo que quase 80% vivem nos centros urbanos. Se reconhecermos o fato de que as ruas configuram 25% ou até 30% da área de superficie das cidades, e representam o vazio do espaço público, podemos compreender a importância em discuti-las. Em certo momento da história, as ruas caracterizavam uma função urbana, como um espaço para caminhar ou se relacionar com o ambiente. Nas últimas décadas, elas vieram a ser “hiper-especializadas” e segregadas – mas estamos em um momento de mudanças. O livro apresenta mais de cinquenta estudos de caso – sendo 11 da América Latina em seus grandes centros. A obra apresenta os elementos dessas ruas, a evolução e o cenário atual.

O livro é baseado na pesquisa do Instituto Cidade em Movimento (IVM) sob a ótica da exposição “A rua é nossa… é de todos nós!”

 

Pular para a barra de ferramentas