Conheça os projetos finais desenvolvidos no workshop Passagens

Durante a intensa semana de workshop do Passagens Jardim Ângela, todas as seis equipes finalistas puderam aprimorar as propostas inscritas na primeira fase do concurso, a partir de visitas às passagens, conversas com moradores e associações locais e feedback do júri final e tutores. Os projetos finais estão disponíveis no site oficial do concurso.

A equipe do Estúdio+1 foi a grande vencedora do Passagens, mas vale lembrar que todas as outras equipes finalistas – Passeia, Menininha!, Latitude21, Numena, +31 e Permacultoras Coletivas – criaram projetos totalmente conectados à proposta principal do concurso: pensar em ações inovadores que recuperem o sentido social e a caminhabilidade das passagens, com alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível.

“Como estudantes, nós sentimos o peso de competir com escritórios e arquitetos formados, mas foi uma oportunidade única pois na universidade não estamos acostumados a criar projetos em contato com agentes locais. Além disso, foi importante ter a oportunidade de conhecer as visões de especialistas de diferentes países“, comenta   Mayumi Toma, estudante da FAU Mackenzie e integrante da equipe +31, que desenvolveu sua proposta final para as passagens do Bambuzal e do Fundão.

Para Letícia Leda Sabino, integrante do grupo Passeia, Menininha! e presidente da organização SampaPé, o mais interessante da experiência foi a intersecção de olhares: tanto do “estrangeiro”, quanto de quem vive na região e das associações que lá atuam. “Isso replica um pouco a realidade da cidade com seus diferentes interesses e conflitos, e como precisamos mediar tudo isso e criar a melhor solução para todos”.

A equipe do Permacultoras Coletivas acrescenta ainda que o workshop foi uma oportunidade de evolução e de união do próprio grupo. Os integrantes nunca haviam tido a experiência de trabalhar tão intensamente juntos e puderam conhecer melhor o método de cada um.

Os arquitetos Daniel Nardini e Artur Bignelli, do Estúdio Latitude21 analisaram a semana de workshop como uma oportunidade de “troca com as equipes e com os atores locais muito rica e intensa” e como uma maneira criativa e inspiradora de conhecer outros arquitetos que pensam propostas inclusivas para a cidade.

Durante o workshop, fizemos uma cobertura intensa nas nossas redes sociais. Acompanhe nosso Facebook e Instagram.

Ilustração do projeto vencedor do concurso Passagens Jardim Ângela. Veja proposta completa do Estúdio+1 e das outras equipes no site oficial do concurso: www.concurso.cidadeemmovimento.org