Conheça os especialistas que orientarão o workshop do concurso Passagens

Até o dia 10 de maio o Instituto Cidade em Movimento (IVM) recebe as inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela”. Em seguida, a comissão organizadora selecionará seis equipes finalistas que terão a oportunidade de detalhar e finalizar sua proposta durante uma semana de trabalho que inclui visitas de campo, palestras e orientação de especialistas locais e também do IVM Internacional.

Passagens é um concurso nacional  para projetos que melhorem as condições de uso social e caminhabilidade em três passagens da região do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

O workshop acontece de 5 a 10 de junho e nesta etapa as equipes locais serão integradas ao trabalho de detalhamento dos projetos. O programa, que integra a Bienal de Arquitetura, inclui atividades abertas ao público e muito trabalho das equipes.  Que tal conhecer os especialistas internacionais indicados pelo IVM que irão facilitar a oficina? Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles.


Carles Llop (Espanha)


Doutor em Arquitetura e Urbanismo, chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Politécnica da Catalunha. Carles também é membro do grupo de arquitetos Jornet-Llop-Pastor. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Planejamento do Ministério da Habitação da Espanha, em 2010 e, no ano seguinte, ganhou o Prêmio Europeu de Desenvolvimento Urbano. É também premiado na 11ª Bienal de Arquitetura da Espanha.

 

Natalia Castaño Cardenas (Colômbia)

Arquiteta formada pela Universidade Nacional da Colômbia e Mestre em Paisagem, Ambiente e Cidade pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Natalia trabalhou na Companhia de Desenvolvimento Urbano de 2004 a 2007, na concepção de projetos para o espaço público e no desenvolvimento de projetos urbanos e estratégicos para a cidade de Medellín. Atuou como consultora em agências de cooperação internacional, universidades e ONGs no Equador, Peru e Argentina.

Incorporou em 2011 o Centro de Estudos Ambientais e Urbanos da Universidade EAFIT, onde participou do desenvolvimento de projetos como o Plano Diretor BIO 2030, para o Vale do Aburrá, como coordenadora acadêmica e professora do curso de mestrado em Processos Urbanos e Ambientais, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa www.eafit.edu.co/urbam


Pascal Amphoux (França)

Arquiteto e urbanista, professor na École Nationale Supérieure d’Architecture de Nantes. Participou de inúmeros projetos ambientais e de arquitetura e urbanismo (Escritório CONTREPOINT, projetos urbanos de Lausanne). Pascal é pesquisador no Centro de Pesquisa sobre o Espaço Sonoro e Meio Urbano (CRESSON, Escola de Arquitetura de Grenoble, unidade de pesquisa UMR CNRS). É membro do conselho científico do IVM em Paris, especialista prestador de serviços para instituições suíças, francesas e europeias. Autor de livros e publicações científicas sobre o meio urbano sonoro,  especificamente sobre as relações entre a prática do projeto, a estética paisagística e os métodos de ciências sociais.

Com estes tutores, a colaboração de associações locais e o intercâmbio entre os outros finalistas, certamente bons projetos surgirão nesta oficina, não é?! No último dia de workshop, 10/06, as equipes irão apresentar suas propostas e serão escolhidos até três vencedores, que receberão cada um o prêmio de R$ 5 mil, assim como menções honrosas e garantia de propriedade intelectual sobre o projeto.

Quer saber mais? Acesse www.concurso.cidadeemmovimento.org e inscreva-se! O concurso está aberto a escritórios de jovens arquitetos, coletivos e ativistas urbanos, ONGs, jovens profissionais e estudantes de todas as carreiras que estejam alinhados com as ideias de promoção da cidadania e da mobilidade como direito e de empoderamento de cidadãos.