Conflitos e partilha dos espaços públicos são retratados em vídeos

Organizado pelo IVM – Cidade em Movimento o projeto “A rua é nossa… é de todos nós!” trata da complexidade das cidades contemporâneas e as relações estabelecidas entre sociedade e espaços públicos, a necessidade da partilha desses espaços, bem como da articulação e democratização das formas de deslocamento. Os resultados do projeto foram exibidos em exposições que circularam todo o globo. Em cada nova apresentação, eventos científicos e culturais, projetos locais e obras de artistas complementaram a exposição original, realizada em Paris (França) sob a direção de François Ascher e Mireille Apel-Muller, diretora do IVM Internacional.

No Brasil a exposição passou primeiro pelo Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Justiça Federal, de 22 abril a 14 junho de 2009, e em 2011 chegou à São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, de 18 de agosto a 11 de setembro.

Clique aqui e assista os vídeos “A rua é nossa… é de todos nós! – 01 e 02 no canal IVM Brasil do youtube!

Contexto geral

O aumento da mobilidade urbana, o aumento da demanda em espaços públicos, o aumento das velocidades de deslocamento, os modos de transporte e a instalação de conflitos sociais no espaço público fazem com que as relações nas ruas sejam mais difíceis e, muitas vezes, às vezes conflitantes.

Para administrar esses conflitos o melhor possível, em termos de acesso, vizinhança ou expressão, é necessário separar as necessidades de deslocamento e as funcionalidades dos espaços. São possíveis outras soluções, as que reúnem mais e dividem menos, aquelas que articulam as diferentes escalas em vez de segregá-las, aquelas que contemplam a coexistência em vez das separações, aquelas que conciliam as diferentes velocidades e não hierarquizam … Essas novas soluções não estão apenas incluídas na técnica, mas também supõe que se discuta o que está em jogo, que os interesses dos diferentes protagonistas e usuários sejam levados em consideração. Ou seja, implicam e requerem uma verdadeira governança das ruas.

A exposição, que apresenta experiências múltiplas, casos diversos e pontos de vista contraditórios, nos permite refletir sobre as novas formas de compartilhar a rua. Não há uma única boa solução, mas há várias possibilidades de atuação que correspondem a situações e contextos específicos culturais, ambientais, sociais, econômicos, políticos e históricos. A exposição, portanto, é destinada aos responsáveis ​​por conceber, organizar ou gerenciar a rua, bem como seus usuários e todos aqueles que querem se envolver em seu futuro. Também é destinado para os apaixonados pela cidade e pelo espaço urbano.

Abaixo confira a galeria de fotos da exposição “A rua é nossa… é de todos nós!” realizada em 2011 na cidade de São Paulo!