Concurso Passagens Jardim Ângela abre inscrições

Um novo olhar ao bairro, centrado nos trajetos locais. Com o Concurso Passagens Jardim Ângela, o IVM propõe um chamado à escala humana, do pedestre, e convida a projetar soluções e atividades inovadoras que recuperem não apenas a caminhabilidade, mas o valor social dos caminhos. Acesse o WEBSITE DO CONCURSO PASSAGENS JARDIM ÂNGELA para mais informações!

As escadarias são formas de se superar os desníveis do território – centenas de vielas, rampas, entre outros configuram uma imensa rede de mobilidade de pessoas e bens no Jardim Ângela, se conectando com a avenida de acesso principal do distrito, a M’Boi Mirim. As passagens integram os moradores, e tem o potencial de ser espaço público de convívio na falta de praças e parques, já que são roteiro de muitas crianças e jovens que vão as escolas. Por outro lado, muitas delas são barreiras físicas aos que tem limitação física de qualquer tipo ou em dias de enxurrada, e sociais, quando algumas delas são dominadas por criminosos que as fazem rota de fuga ou comércio de drogas.

 Passagem Bambuzal, uma das três passagens. Ortofoto + foto local. Fonte: IVM Brasil

O concurso quer repensar as passagens como um espaço mais agradável para a população. Mais do que atalhos pedonais, essas áreas desempenham funções singulares, como local de brincadeira para as crianças, feiras livres e até cinema a céu aberto. Considerando as condições precárias de muitas delas, o Concurso Passagens Jardim Ângela quer demonstrar como mesmo uma pequena intervenção pode promover um grande impacto para a urbanidade e para a qualidade da vida urbana, seja ela uma intervenção de arquitetura ou engenharia, artística ou educativa, de design ou ambiental, e até mesmo esportiva.

#PassagensJardimAngela é aberto a escritórios de jovens arquitetos, coletivos e ativistas urbanos, ONGs, jovens profissionais e estudantes de todas as carreiras que tenham interesse em problemáticas urbanas, sociais e ambientais, facilitadores de processos participativos e demais associações de empoderamento social, que estejam alinhados com as ideias de promoção da cidadania, da mobilidade como direito e de empoderamento de cidadãos. Os concorrentes deverão ser brasileiros ou trabalhando no Brasil A multidisciplinaridade das equipes será valorizada.  Acesse o WEBSITE DO CONCURSO PASSAGENS JARDIM ÂNGELA e inscreva-se!

Siga acompanhando o IVM no site, facebook e em seu novo Instagram, @ivmbrasil, para mais informações!