“CineRua: Lugar e passagem” reúne acadêmicos e movimentos sociais

Na quinta-feira, dia 10 de Agosto, aconteceu na sede do IVM Brasil o “CineRua: Lugar e passagem”, evento que integrou a Semana do Caminhar 2017 do coletivo Sampapé.

Com a proposta de destacar a importância do caminhar na cidade, o evento iniciou com a exibição da animação “A Ilha”, de Alê Camargo.  O curta-metragem se utiliza da paródia para denunciar as barreiras urbanas e o consequente isolamento entre pessoas e lugares.

Fotos: Divulgação IVM Brasil

Em seguida foram exibidos dois vídeos no âmbito do Concurso Passagens Jardim Ângela: “Caminhos Comentados – A mobilidade da mulher”, que apresenta o relato de Jussara Ferreira Luciano durante seu trajeto do trabalho para casa no Jardim Ângela, além do vídeo documental “Concurso Passagens Jardim Ângela, que registrou todo o processo do Workshop Internacional realizado em São Paulo no mês de Junho.

A diretora-executiva do IVM Brasil, Luiza de Andrada e Silva contextualizou o público presente acerca do Programa Passagens no mundo e na cidade de São Paulo, apresentando as pesquisas e ações realizadas pelo Instituto desde 2015, na região do Jardim Ângela.

Após apresentação da proposta vencedora do Concurso Passagens Jardim Ângela, pela equipe Estúdio +1, abriu-se debate com a presença de docentes, estudantes, ativistas urbanos e membros da sociedade civil. Dentre as questões colocadas em pauta, destacou-se como consenso a importância das iniciativas coletivas que vêm em certa medida respondendo às demandas de menor escala no contexto da cidade, na medida que atentam o olhar do poder público para os problemas urbanos e suas possíveis resoluções.