Livro coproduzido pelo IVM traz cidadão como agente de transformação da cidade

Como fazer da cidade um lugar ideal para o convívio de todos? Publicação chama a atenção para propostas e discussões em torno da construção das cidades do futuro. 

 

Capa do livro Villes rêvéss, villes durables? (Cidades Sonhadas, Cidades Sustentáveis?)

Capa do livro Villes rêvéss, villes durables?, Cidades Sonhadas, Cidades Sustentáveis?

 

 

Escrito por Taoufik Souami e Eric Charmes, o catálogo-livro Cidades Sonhadas, Cidades Duráveis? (Villes rêvées, villes durables?) foi coproduzido com o apoio do Instituto Cidade em Movimento por meio da PSA Peugeot Citroën e pela Fundação FED (Fondation EDF Diversiterre). O livro dá uma ideia aprofundada do  “sonho francês de, digamos, uma espaçosa cidade perto da natureza, desejando fácil acesso aos centros urbanos, os seus humores, os seus serviços, seus negócios, sua cultura” etc. Os autores revelam como os habitantes se esforçam para conseguir a transformação, arbitrando entre vários fatores: custo de vida urbana, a acessibilidade dos centros, especialmente com o carro … Hoje em dia, a maior sensibilidade ao ambiente faz essa busca ainda mais complicada.

Esse sonho da cidade é impossível? Para responder a esta pergunta, os dois autores, analisaram as consequências paradoxais entre congestionamento e falta de centros de acesso, expansão urbana, e, também, se voltaram para a ecologia na cidade, arborização e bairros sustentáveis…

A obra fornece as chaves para a compreensão do quebra-cabeça sobre o que é a “fabricação” da cidade. E fornece como objetivo que o leitor mantenha a vigilância e capacidade de posicionar-se em debates a respeito disso, imaginando cidades mais agradáveis e sustentáveis, capazes de satisfazer desejos individuais e sonhos coletivos.

 

Cidades Sonhadas, Cidades Duráveis? – Villes rêvées, villes durables? Autores Taoufik Souami e Eric Charmes – Edições Gallimard, 2009.