IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

Cidades mais humanas: grande avenida de Berlim deixará de permitir automóveis privados

Unter den Linden, um dos principais bulevares da cidade de Berlim, passará por uma importante mudança em um futuro próximo. A avenida, icônica historica e culturalmente – contém museus, livrarias, monumentos, universidades e até uma casa de ópera – deixará de permitir a circulação de automóveis privados. O bulevar, que seguiu em obras da nova estação de metrô da linha U5 desde 2010, está em um processo que busca trazer uma nova identidade para a avenida. A decisão governamental, que permitirá apenas a circulação de ônibus, taxis e bicicletas na avenida, faz parte de um plano para uma cidade mais sustentável e amigável ao caminhante.

O IVM, com a frente Cidade Legível, atua em pesquisa por cidades mais atraentes, seguras e legíveis para o caminhante – sendo assim, uma cidade que estimula o passante pelo seu espaço público, consequentemente. Na cidade de Buenos Aires, em 2013, o IVM fez parte de um importante plano de identidade visual e informação para o transporte público, pelo Proyecto Ciudad Legible, colaborando para uma cidade mais viva e instigante ao pedestre.

Unter den Linden em obras do metrô. fonte: Getty Images, John MacDougall

 

A grande avenida é um foco importante no polo turístico, e ao fim dela, há o importante Portão de Bradenburgo; tendo em vista a criação de um espaço público mais agradável, é necessário trabalhar com a escala mais essencial de uma cidade: a do pedestre.

Os planos para a Unter den Linden datam para 2019, em sincronia com investimentos em áreas verdes e infraestrutura cicloviária. Siga acompanhando o IVM e Cidade Legível!

Fonte da imagem: CityScape, Fabrizio Bensch.

Pular para a barra de ferramentas