Cidade Legível prepara game sobre mobilidade urbana

O comitê de especialistas do projeto “Cidade Legível”, do Instituto Cidade em Movimento (IVM), selecionou o estúdio francês Dowino para produzir seu primeiro videogame pedagógico sobre mobilidade urbana. O lançamento está previsto para o final de 2015.

O projeto será desenvolvido em colaboração com a também francesa Ubisoft, líder mundial na criação e distribuição de games e jogos eletrônicos.

A equipe da Dowino e os especialistas do “Cidade Legível” trabalharão em conjunto durante este ano, testando cada etapa do desenvolvimento com grupos de jogadores de games.

O IVM participa do projeto em parceria com a Uni-Est (agência de formação profissional da região de Rhône-Alpes, no sudeste da França) e Le Grande Lyon (agência de desenvolvimento da região de Lyon), com apoio da Fundação PSA Peugeot-Citroën.

O desafio proposto pelo IVM aos criadores e especialistas é apresentar os objetivos do “Cidade Legível” por meio de um jogo ao mesmo tempo pedagógico, eficaz e lúdico.

O “Cidade Legível” é um programa lançado pelo IVM originalmente em Buenos Aires, em 2009. No Brasil, o projeto começou em 2013.

Seu objetivo principal é melhorar a qualidade da mobilidade urbana nas grandes metrópoles por meio de um sistema de informação que facilite a leitura e compreensão dos diferentes percursos e meios de transporte.

A Dowino é um estúdio de criação sediado em Villeurbanne (Rhône-Alpes), especializado em games, aplicativos e filmes educativos voltados para desenvolvimento sustentável, saúde pública e responsabilidade social.

A Ubisoft, empresa fundada em 1986 em Montreuil (França), é hoje uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo, com cerca de 20 estúdios em 15 países.

Veja quem são os membros do comitê de especialistas do programa “Cidade Legível”:

 

-Stéphane Adamiak, gestor de Projetos e Parcerias em trasnsmídia da Orange;

-Mireille Apel-Muller, secretária-geral do Instituto Cidade em Movimento Internacional (IVM);

-Cyril Derouineau, chefe da área de conteúdo e tecnologia para mobiles da Ubisoft;

Claude Dumas, diretor do Centre de Ressources et d’Innovation Mobilité Handicap (CEREMH);

-Elsa Marion, coordenadora pedagógica da Plataforma de Mobilidade do departamento de Puy de Dôme;

-Stéphane Natkin, professor da cátedra de sistemas multimídia do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM) e diretor da Escola Nacional de Jogos e Mídias interativas digitais (ENJMIN);

-Nicolas Oppenchaim, conferencista em sociologia da Universidade François Rabelais, em Tours;

-Catherine Rolland, do programa Game for Change Europe e responsável por R&D e Inovação da KTM Advance;

-Éric Sanchez, diretor de EducTice (educação & tecnologias digitais de informação e comunicação) e conferencista em  didática das ciências e tecnologias de informação (Tice) do Instituto Francês de Educação, na École Normale Supérieure de Lyon;

-Gaël Seydoux, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Ubisoft.

 

Clique aqui e leia mais sobre “Cidade Legível”