Cidade Legível em Buenos Aires – introdução

O Instituto para a Cidade em Movimento (IVM) começou a formular e desenvolver o projeto Cidade Legível em Buenos Aires em 2009. O principal objetivo é melhorar a experiência de transporte nos grandes centros urbanos por meio de um sistema de informação que facilite a leitura e compreensão  dos diferentes percursos e meios.

Este tipo de ação permite que os usuários de transporte público tenham, também durante a viagem, toda a informação necessária para conhecer e escolher entre diversas alternativas de percurso para chegar ao destino. Em Buenos Aires, em parceria com profissionais  da área e com o apoio dos governos federal e municipal, trabalhamos com  3 linhas de ônibus  e atualmente estamos trabalhando também no sistema BRT da cidade, em  uma das linhas de metrô  e em um grande centro intermodal de integração.

Assim, a proposta consiste na elaboração e instalação de painéis informativos nas paradas e no interior dos ônibus. Estes painéis contêm, em forma sintética: informações de rota e de adjacencias (para que se conheça também o que “fica perto” de cada ponto), informações de hospitais, delegacias e marcos culturais, informações de conexões (integração) com outros meios de transporte, como  trens e metrô.
Acreditamos que a melhoria da qualidade da informação sobre os transportes públicos ajuda na compreensão do sistema, e consequentemente, no seu aperfeiçoamento.  É também um direito do usuário.  Um bom sistema de transporte público, adequado, integrado e eficiente é a melhor alternativa nas cidades que já não podem expandir a largura das ruas ou diminuir a quantidade de habitantes e usuários. Prestar melhor informação é uma contribuição para a acessibilidade aos diversos meios de transportes.

O projeto oferece características inovadoras em termos de desenho urbano e contribui para cidades mais amigáveis, ​​aos cidadãos e visitantes.

Montaje-1