IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

Cidade Legível e Mobilidade Urbana

Na contemporaneidade, para ampliar a mobilidade urbana não basta apenas atendermos as necessidades diárias de deslocamentos de pessoas e de bens e sim, reconhecermos que a cidade é um território com múltiplas possibilidades de usos e uma rede complexa de relações socioespaciais.

Ampliar a mobilidade urbana requer um sistema de transporte público eficiente e articulado a uma cidade densa com multiplicidade de usos e uma rede de espaços públicos legível. Neste contexto, a valorização e a comunicação das referências urbanas que integram a cidade permitem ampliar com segurança os deslocamentos das pessoas, durante 24 horas.

Entendemos que uma cidade legível associa?se às possibilidades de percursos distintos, à identificação das suas referências, contribuindo, portanto, para uma maior interação entre as pessoas.

A mesa Cidade Legível e Mobilidade Urbana reúne pesquisadores e profissionais que buscam refletir sobre o tema da mobilidade urbana a partir de um olhar sobre as possibilidades que a cidade oferece e sua interação com um sistema de informações que visa orientar o deslocamento da população no território urbano tendo como com base as referências do cotidiano.

PALESTRAS

“Cidade Legível, inovação possível e necessária”.
Andrés Borthagaray – Director para América Latina, IVM – Instituto para la ciudad en movimiento
“Rede de Ônibus da Madrugada em São Paulo – Diretrizes e Informação ao Usuário”.
Ana Odila de Paiva Souza – Diretora de Planejamento de Transporte da SPTrans
“Estruturação das linhas de BRT e a legibilidade da cidade-metropolitana do Rio de Janeiro”.
Fabiana Izaga – Universidade Federal do Rio de Janeiro – IAB/RJ
“Cartografia de Uso Público”
Joaquim Redig – Design – PUC / Rio de Janeiro
Mediação: Prof. Dra. Angélica Benatti Alvim – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Debate: Prof. Dra. Silvana Zioni – Universidade Federal do ABC

 

Fonte: ANTP – Assoc. Nacional de Transportes Público

Pular para a barra de ferramentas