IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Fábrica do Movimento

Cidade em movimento na América Latina

Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e outros países da América Latina, registram hoje um importante crescimento urbano. Aqui estão quatro das principais cidades mundiais e diversas cidades com  vários milhões de habitantes, o que  expressa os desafios de uma região altamente urbanizada. Brasil, com mais de 180 milhões de pessoas, está entre os cinco países mais populosos do planeta. As mutações operam em vários níveis: a dinâmica de urbanização em si, as práticas de mobilidade urbana, a atuação das autoridades locais e os modos de gestão urbana. A evolução das metrópoles latino-americanas resulta em uma transformação do estilo de vida.  A inovação, os desafios sociais e ambientais, a busca por instituições democráticas mais fortes, as diferentes culturas, com seus contrastes e diversidade, tudo isso oferece um campo de  uma reflexão de grande envergadura.

Promover mobilidades que conciliem a qualidade de vida urbana, com os imperativos do desenvolvimento é parte do desafio. Com o seu programa de mobilidade urbana na América Latina, o Instituto Cidade em Movimento tem como objetivo acompanhar a discussão e ações sobre as transformações urbanas da América Latina.  Conferências, pesquisas, debates, concursos estudantis, e exposições itinerantes são oportunidades de intercâmbio entre aqueles que pensam e vivem na cidade.

Pular para a barra de ferramentas