Ciclovias para uma cidade mais fluida e humanizada

Trecho da ciclovia na Avenida Cásper Líbero.

Trecho da ciclovia na Avenida Cásper Líbero. São Paulo

 

Ao receber a menção honrosa do Mobilidade Minuto pela iniciativa Ciclovias SP, Suzana Nogueira começou seu agradecimento dizendo-se surpresa: “Acho que é a primeira vez que a a CET é aplaudida”. Geralmente associada às multas e controles dos marronzinhos (fiscais de trânsito) e ao próprio trânsito da cidade, naquela ocasião a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo recebia o prêmio pela iniciativa de instalar 400 km de ciclovias como forma de estimular o uso da bicicleta para todo tipo de deslocamento na cidade. Afinal, segundo as últimas pesquisas de Origem e Destino (OD) o automóvel ainda predomina como meio de transporte (a opção por  transporte individual cresceu 21% desde 2007)  e menos de  1%  dos deslocamentos são feitos em bicicletas.

Para mudar essa realidade, a partir deste ano de 2014, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da CET  iniciou a implantação de 400 km de ciclovias no município, com a finalidade de multiplicar a participação da bicicleta na composição do tráfego da cidade com segurança e confiabilidade.

 

Ponto de partida – A implantação da iniciativa começou pela região central, com participação mais significativa nas entregas do comércio. Partindo do centro para toda a cidade, o projeto está expandindo as ciclovias para  promover o uso da bicicleta como opção de transporte e lazer. Com isso espera-se também a diminuição do tráfego de automóveis para pequenas e médias viagens individuais e ampliação da integração intermodal entre bicicleta e transporte de massa (trens e metrô).

Segundo Suzana Nogueira, o reconhecimento da iniciativa por meio do prêmio Mobilidade Minuto  fortalece a relevância da bicicleta como opção de transporte. “Participar e ganhar criou um estímulo ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego, que busca fortalecer o modo bicicleta como meio de transporte, mostrando-nos que estamos no caminho assertivo dentro da ótica de uma cidade mais justa e humana”.  A meta da prefeitura de São Paulo é encerrar 2015 com a entrega dos 400 km de ciclovias à população.

 

Conheça, participe, divulgue Ciclovia SP – 400 km de ciclovias em São Paulo

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções  aqui