IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Mobilidade Minuto

‘CalçadaSP’ presenteia SP com nova galeria feita por artistas

Para comemorar o aniversário de São Paulo, o CalçadaSP convidou artistas e personalidades para registrar, em foto ou vídeo, com o tema “calçada”.

O resultado pode ser visto na galeria do CalçadaSP, com as contribuições de Guto Lacaz, Renata Falzoni, Santiago Nazarian e Eduardo Lyra (‘Gerando Falcões’), entre outros.

Reprodução do CalçadaSP

Presente do artista e designer gráfico Guto Lacaz pro CalçadaSP nos 461 Anos de SP

O CalçadaSP é uma galeria de fotos e histórias das belezas e tristezas das calçadas da cidade de São Paulo. Em pouco mais de seis meses, o projeto vem se apropriando da causa do pedestre no atual debate sobre a mobilidade urbana. “Antes de andar de bike, de metrô ou de ônibus, as pessoas andam a pé”, pondera o redator Tony Nyenhuis, idealizador da iniciativa.

As fotos são sempre tiradas com o celular, enfatizando um significado documental à galeria. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Mobilidade Minuto, conferido pelo IVM – Cidade em Movimento. “Já somos sucesso de crítica, mas ainda não somos de público”, brinca Nyenhuis.

Ação colaborativa

Pensando em ampliar os seguidores no Tumblr e Instagram, o CalçadaSP criou a ação que resultou em mais este presente para a cidade em seu aniversário, dia 25 de janeiro. “A razão de a gente existir é que cada vez mais gente conheça nossa causa e nosso trabalho”, explica Nyenhuis.

Para esta ação, pessoas representativas da cidade foram convidadas a colaborar. Artistas, esportistas e personalidades de mundos diferentes, como a dinâmica heterogênea da vida na megacidade. O convite era fazer uma foto ou um vídeo com o tema ‘Calçada’. Um exercício de livre interpretação – desde que seja calçada, tudo vale.

O evento é o primeiro passo para o CalçadaSP se tornar colaborativo. Todos poderão participar ampliando a cobertura para todos os pontos da cidade – tanto para denunciar calçadas ruins do seu bairro quanto para fotografar pequenas belezas e curiosidades que existem nesse vasto território inexplorado.

CalçadaSP – Conheça:

http://calcadasp.tumblr.com

http://instagram.com/calcadasp

Pular para a barra de ferramentas