Calçada Cilada 2016 abre para participação por aplicativo e plataforma

A caminhada é meio de transporte urbano que não gera emissões, é natural e saudável. Além disso, a maior parte dos deslocamentos urbanos é feita desta forma no Brasil, segundo estudo feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em 2014. Quem anda a pé se depara com muitas ciladas sob a forma de calçadas e ruas mal cuidadas, e por isso precisamos denunciar e reivindicar mudanças. Com esse propósito, a Corrida Amiga, uma das iniciativas que participou do Prêmio Mobilidade Minuto 2014, do IVM, está organizando a campanha Calçada Cilada 2016.

Os canais para esta campanha serão o aplicativo e a plataforma Cidadera, uma plataforma interativa e prática que vocaliza nossas demandas de mobilidade a pé e acessibilidade.

Programação

No dia 1 de abril, em cooperação com Cidade Ativa, FiamFaam e Portal Mobilize, acontece um debate sobre as várias perspectivas da “Calçada Cilada”.

Nos dias 2 e 3 de abril, acontecem as caminhadas em prol da mobilidade ativa e da acessibilidade das calçadas. Denunciando ciladas em calçadas a partir do aplicativo Cidadera, priorizando vias com grande circulação de pessoas como aquelas próximas a hospitais, escolas, centros de compras, terminais de transportes ou atrações turísticas, seja no centro das cidades ou nos bairros mais distantes.

No dia 10 de abril, em conjunto com a ONG Atados na Campanha Dia das Boas Ações, realizaremos o Boca no Trombone, encaminhando as denúncias de #calçadaCilada 2016 aos órgãos responsáveis, pressionando em SACs, mídias sociais, páginas de comunidades das prefeituras.

Mais informações na Rede Corrida Amiga