Buenos Aires recebe exposição Passagens adaptada

Em novembro, Buenos Aires recebeu uma exposição adaptada do programa Passagens, no Centro Cultural San Martín. A exposição faz parte das ações do projeto internacional Passagens, desenvolvido desde 2014 pelo IVM.

O programa reivindica o papel das passagens como elos essenciais dos caminhos urbanos. Embora as passagens sempre tenham estado presentes nas cidades, por que hoje elas são mais significativas? O desenvolvimento da cidade contemporânea, heterogênea e descontínua, foi acompanhada pela multiplicação de uma série de barreiras que transformaram as rotas em pistas de obstáculos.

Exposição Passagens em Buenos Aires

As passagens, como espaços de transição, adotaram diferentes formas e contribuíram para transformar o meio ambiente. Atualmente, a arquitetura usa as passagens como ligações entre a pequena e a grande escola urbana, de modo a facilitar a mobilidade dos cidadãos.

A exposição “Passagens – espaços de transição para a cidade do século XXI” baseia-se nas obras do projeto interdisciplinar internacional do IVM.

Até 17 de dezembro, a exposição completa pode ser visitada em Barcelona, no espaço Olivia Artes, no MUHBA. Em 2018, a exposição chega a São Paulo e trará os resultados do programa Passagens, desenvolvido pelo IVM Brasil no Jardim Ângela.