Barcelona recebe exposição Passagens em novembro

Agora é a vez de Barcelona receber a exposição que apresentará os resultados de pesquisas, concursos e publicações desenvolvidos no âmbito do projeto “Passagens, espaços de transição para a cidade do século XXI”, do Instituto Cidade em Movimento/VEDECOM, no qual especialistas, pesquisadores, acadêmicos, arquitetos, entre outros, desenvolveram atividades de campo em torno da questão das passagens e suas barreiras e interações com a cidade, em cerca de 20 países.

No caso de Barcelona, foram realizados concursos internacionais que elegeram projetos para requalificar a passagem sob a ferrovia costeira em Barcelona e também para pequenas outras intervenções estratégicas em seis passagens na região metropolitana, a fim de conectar territórios atualmente separados por rios e autoestradas, por exemplo.

 

Imagem ilustrativa do projeto“Espaço contínuo, atividade diversa”

 

Estas experiências, assim como as realizadas pelo projeto Passagens em outros países, estarão na exposição itinerante que chega à Barcelona. Ela começou por Paris (2016) e passou por Pequim, na China, em setembro de 2017.

A exposição acontecerá de 10 de novembro a 17 de dezembro, no Museu de História de Barcelona (MUHBA) Oliva Artes e será apresentada em francês, inglês e catalão, com apoio da Cidade de Barcelona, ​​da Área Metropolitana de Barcelona (AMB) e da Escola Técnica Superior de Estrasburgo. A entrada será gratuita, de quarta-feira, sábado e domingo, com opção de visitas guiadas também gratuitas para grupos, após inscrição dos interessados. Elas acontecerão nos dias 18 de novembro, 2 e 16 de dezembro, às 11h30.

Na abertura do evento, dia 10, será realizado um debate-conferência com os curadores, às 18h. Outras atividades estão previstas, como a conferência “Passagens, de Barcelona para a metrópole”, com Ton Salvadó e Ramon Torra, dia 14, a visita de representantes da Fundação Miralles e a exibição de curtas-metragens seguida de debates, com datas e horários ainda em definição.

Em 2018, a exposição Passagens desembarca em São Paulo.

Para acessar o material completo da exposição e conferências acesse o PDFMais informações acesse os sites do IVM França e IVM China.