IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

Avenida da Liberdade terá faixa verde, exclusiva para pedestres

Com o objetivo de melhorar as condições de conforto e segurança dos pedestres, a Prefeitura vai implementar uma faixa exclusiva de pedestres em locais de grande concentração. O projeto-piloto se dará na avenida da Liberdade, via que concentra de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um fluxo de cerca de 5.500 pessoas/hora, como é o caso do acesso à estação São Joaquim do Metrô, onde 5% dessas pessoas caminham pela faixa de veículos.

“O corredor Vergueiro é um corredor universitário com milhares de estudantes que frequentam a universidade naquele corredor. A partir de determinada hora do dia, aquilo fica extremamente perigoso e eles reivindicaram que nós fizéssemos uma intervenção. Hoje os alunos estão na rua, no viário”, afirmou o prefeito Fernando Haddad durante visita à região de São Miguel no dia 4 de setembro.

FOTO: SECOM/PMSP

Prefeitura prepara nova “faixa verde” na avenida da Liberdade, exclusiva para pedestres

O projeto, que será implementado pela CET, prevê o alargamento da calçada da avenida da Liberdade, na região central, apenas no sentido Centro, no trecho entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes, perfazendo uma extensão de 750 metros e largura bruta de 1,5 metros – o trecho do corredor Vergueiro é o que mais apresenta conflitos entre pedestres e automóveis.

A faixa exclusiva de pedestre receberá pintura antiderrapante na cor verde, reforçada com uso de outros elementos de sinalização, tais como segregadores, balizadores e tachas refletivas. Nos pontos de ônibus, que são quatro no trecho piloto, as calçadas serão alargadas e os ônibus farão a parada na sua própria faixa, sem ter necessidade de avançar sobre a faixa de pedestres.

Ao longo do espaço destinado ao novo passeio, será definida a proibição do estacionamento em período integral no trecho onde, atualmente, é proibido estacionar apenas de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. A capacidade viária da avenida Liberdade será mantida por meio de uma readequação nas faixas de tráfego.

A medida garante mais segurança para os pedestres que hoje caminham entre veículos, sem nenhuma segurança.

Material publicado pela Prefeitura de São Paulo.

Pular para a barra de ferramentas