IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Fábrica do Movimento

Artigo avalia projeto de Nova York para pedestres

No início de 2014, a prefeito de Nova York, Bill de Blasio, lançou um programa importante para a cidade no que diz respeito aos pedestres. Batizado de Meta Zero, assim como o programa sueco em que foi inspirado, o plano de ação inclui 63 iniciativas, entre elas a redução do limite de velocidade na cidade para 40 km/h, o redesenho de ruas e ações educativas.

O objetivo é ter nenhum atropelamento na cidade.

Em artigo no “The New York Times Magazine”, intitulado “Como podemos proteger os pedestres em Nova York?”, Susan Dominus, colaboradora da revista, faz uma avaliação dos resultados e problemas ainda existentes.

“No prosseguimento do Meta Zero, Nova York está adotando uma abordagem relativamente nova para as cidades, uma com foco em pedestres mais do que motoristas. As cidades estão capitalizando sobre as suas próprias forças tradicionais, reconhecendo os pedestres como indiscutivelmente sua (para não mencionar eficiente em termos energéticos) forma economicamente mais revigorante de tráfego. Em Nova York, tem sido reexaminados e reformulados centenas de cruzamentos, tentando encontrar as melhores respostas para as perguntas que foram não feita por décadas: O que os peões quer? Qual é a melhor maneira de protegê-los? E onde eles querem ir?”

Leia o artigo completo aqui.

Pular para a barra de ferramentas