Após um mês de eventos, “Passages” chega à reta final

Em Paris, a exposição internacional “Passagens” vai chegando ao fim, após ter apresentado os produtos da pesquisa e uma série de eventos decorrentes, ao longo do mês de maio.

Além da exposição na Passage du Désir, o IVM coordenou na França várias atividades. Em cronogramas semanais, as oportunidades eram das mais diversas. Na primeira semana, ocorreu o “Cinéma de Passages”, idealizado por Pascal Amphoux e Nicolas Tixier, que apresentou um longa produzido por uma cineasta africana, Habiba Djahnine.

colagem

Alguns dos eventos realizados pelo IVM: Passagens!

 

Durante todo o mês, o Des Mots & Des Arts guiou uma visita à uma passagem coberta em Paris, explicando a história da Paris moderna, com a presença do historiador Grégory Teillet. Vale ressaltar também a roda de debate no local da Expo, que trouxe representantes de workshops de São Paulo, Tours, Nantes, Antuérpia e Paris, a discutir barreiras e passagens urbanas.

Caso não tenha participado e esteja pelas vias parisienses, ainda há eventos! – amanhã, 04 de junho, o historiador Grégory Teillet novamente explicará sobre as passagens cobertas de Paris, enquanto o Le Voyage Métropolitain convida aqueles que participaram do passeio guiado na semana passada para se reunir no espaço da exposição, para compartilhar experiências e opiniões sobre a cidade, passagens, filmes e fotografias da expo.

 

10885491_552778068228634_3163265056462755347_n

Des Mots e Des Arts e a Passage Verdeau, em Paris: visita guiada

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO “PASSAGENS”

Situada no 10º arrondissement de Paris, a exposição segue até 5 de Junho e apresenta o tema de estudo sob as mais variadas situações: de túneis a escadas rolantes urbanas, desde os mais integrados e agradáveis ao pedestre até espaços abandonados e desconfortáveis

Passagens” apresentou trabalhos dos cinco continentes do mundo, de vídeos relatando a vivência em cidades Africanas até projetos que estão próximos da execução, como a reforma nas escadarias do Jardim Ângela.

Profissionais de áreas como cinema, política, pesquisa e profissionais do projeto arquitetônico fizeram estudos e projetos sobre o tema em diversas cidades ao redor do mundo. Da América do Sul de Bogotá até o oriente de Xangai, “Passagens”, apresenta ao público o passado, o presente e reflexões sobre o amanhã das passagens, peça-chave na mobilidade do pedestre na rota urbana.

 

 

unnamed (5)

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Passage du Désir

85-87 Rue du Faubourg

Saint-Martin, 75010, Paris

Linha 4 do metrô: Chateau d’Eau

Linha 5 do metrô: Jacques Bonsergent

Linha A do RER: Gare de l’Est

Segunda à domingo (exceto terças-feiras), das 14h as 20h

ENTRADA GRATUITA