Acompanhe a agenda do projeto “Passagens”, do IVM

Acompanhe abaixo os principais eventos previstos para os próximos dias e semanas no âmbito do programa internacional “Passagens”, do Instituto Cidade em Movimento (IVM).

O projeto “Passagens- Espaços de Transição Para a Cidade do Século XXI” é um programa de pesquisa-ação lançado pelo IVM em vários continentes, em parceria com autoridades locais de cidades como Paris, Tours, Barcelona, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Valparaíso, Toronto e Xangai.

Durante dois anos (2014 a 2015), o programa prevê pesquisas, concursos e eventos culturais em torno das passagens de mobilidade e intermodalidade das grandes cidades (pontes, viadutos, túneis, passarelas, entrocamentos rodoferroviários etc).

O objetivo é apresentar contribuições urbanísticas e arquitetônicas para que as passagens, em vez de seccionar ou dividir, ampliem a integração entre os espaços urbanos e melhorem a qualidade de vida nas cidades.

Para acompanhar todas as novidades do programa “Passagens” no IVM Internacional clique aqui.

20 de fevereiro de 2015:

Último prazo para entrega dos projetos de passagens entre as cidades de Molins de Rei e Sant Vicenç dels Horts (3E) e na cidade de Hospitalet de Llobregat (3F), na região metropolitana de Barcelona (“Passatges Metropolitans”).

O concurso internacional lançado no dia 21 de outubro propõe soluções arquitetônicas para seis passagens da Grande Barcelona, envolvendo nove cidades. Clique aqui e aqui

Março de 2015

Divulgação dos seis vencedores do “Passatges Metropolitans”de Barcelona.

6 de março de 2015

Abertura do prazo para apresentação de projetos para o concurso internacional “Toronto: Pequenas  Intervenções Urbanas de Múltiplos Impactos”, lançado em janeiro. O desafio é promover intervenções urbanas ao longo da linha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da Sheppard Line. Clique aqui e aqui

Final de abril

Encerramento do prazo de apresentação dos projetos para o concurso de Toronto. Início da seleção dos vencedores para a segunda fase.

2-9 de julho

Workshops com as equipes escolhidas para a segunda fase do concurso de Toronto. O vencedor será escolhido em agosto.

15 de abril de 2015

Prazo final para recebimento das propostas dos candidatos do concurso de curtas-metragens “Filmando as Passagens das Cidades Africanas”. Destina-se a realizadores residentes em oito países africanos. Clique aqui .

Fim de abril de 2015

Anúncio dos projetos de curtas-metragens selecionados por um júri internacional (dois a três por país).

Maio a novembro de 2015

Produção dos filmes nas oficinas de cinema parceiras do projeto.

20 de março de 2015

Data limite para apresentação das propostas ao concurso internacional “Tours e Saint-Pierre-des-Corps: E Se a Autoestrada A 10 Abrisse Passagens Urbanas?” O concurso destina-se a apresentar soluções para integrar a autoestrada A 10, uma das mais importantes da França, à área urbana a região de Tours. Clique aqui e aqui.

Início de abril

Seleção dos sete concorrentes ou equipes que participarão do workshop do concurso de Tours.

28 de maio a 1º de de junho de 2015

Workshop com os candidatos.

22 de junho de 2015

Data limite de apresentação dos documentos com as propostas dos competidores;

30 de junho de 2015

Divulgação do vencedor do concurso de Tours.