Fábrica do movimento: o que conduz a ação pública nas questões de mobilidade?

fábrica imagem

 

À medida que as cidades crescem e suas operações ficam mais complexas, a mobilidade urbana torna-se uma fonte de problemas maiores.

As políticas e planos desenhados para manejar tais problemas evoluem em interações entre atores de diversas instâncias de debates, com diferentes valores, interesses e dinâmicas institucionais: autoridades municipais e nacionais, cidadãos, lobistas, especialistas, veículos de comunicação…

O que então conduz a ação pública nos temas de mobilidade urbana?

A tirania das crises? A necessidade de prevenir catástrofes? As questões ambientais e a resistência ao aquecimento global? A competição entre cidades num mundo global? A qualidade de vida dos moradores das cidades? A utopia de uma cidade dos sonhos? A infindável necessidade de modernização? O entrincheirado poder dos protagonistas? A atmosfera particular de cada cidade, suas relações com o futuro, com o progresso? O conhecimento dos especialistas?

Mas também: o que impede a ação pública? Por que alguns daqueles problemas, embora problemas sérios, nunca alcançam o topo da agenda? Por que as inovações continuam a ser negligenciadas? Por que certos segmentos da população nunca conseguem fazer ouvir as suas vozes?

Todos estes temas foram objeto de um estruturado programa internacional de pesquisa envolvendo dez países (30 casos, em dez cidades de três continentes). Esse programa inclui:

-Uma pesquisa sobre o universo estudantil (700 estudantes, em 14 cidades), sobre seus sonhos para a cidade do futuro;

-Análises específicas sobre as controvérsias e projetos dos jovens pesquisadores;

-A visão particular das autoridades políticas e dos especialistas;

-Uma plataforma on line interativa;

-Filmes, entrevistas;

-Uma conferência internacional em Paris, entre 26 e 27 de março de 2012.

Programa internacional de pesquisa e conferência em março de 2012, sob liderança do IVM-Instituto Cidade em Movimento/PSA Peugeot/Citroën, com seus dirigentes na China e América Latina, e pela Fábrica da Cidade, em parceria com a Universidade de Paris-Leste, com o apoio do Instituto de Planejamento e Urbanismo de Ile de France e a Caixa de Depósitos e Consignações para a Pesquisa, com a participação da FNAU (Federação Nacional das Agências de Urbanismo). Iniciativa financiada pela Região de Ile de France.

 

Mais informações, tópicos e documentos de referência:

Em francês:

http://www.ville-en-mouvement.com/fr/projets/la-fabrique-du-mouvement

Em inglês:

http://www.ville-en-mouvement.com/en/projets/la-fabrique-du-mouvement