IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Imprensa

Estrutura do IVM Internacional

logo-IVM-Internacionalsem-psa

Conselho Deliberativo IVM Internacional

Pascal Feillard,  Secretário-geral
Mireille Apel-Muller, Secretária-Geral.

Andres Borthagaray, diretor IVM América Latina, Argentina

Pan Haixiao,  Presidente  IVM China

Conselho Científico e de Orientação

Marcel Smets, presidente.

Arquiteto e urbanista belga , professor emérito da Universidade de Louvain; Bélgica. Especialista em reaproveitamento de antigas instalações industriais, portos e infra-estrutura. Projetou e dirigiu grandes projetos urbanos como a área ao redor da estação e na bacia do porto de Louvain e para a transformação da ilha Nantes. Integrante do Conselho de Arquitetura do governo belga de  2005-2010.

 

Dominique Bourg

Filósofo do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, vice-diretor do Instituto de Geografia e Sustentabilidade da Universidade de Lausanne, na Suíça.

 

Lucy Bullivant

Curadora, crítica, historiadora. Especialista em cultura de inovação na arquitetura contemporânea e teoria do design urbano. Trabalha internacionalmente com os principais museus, galerias, instituições culturais e educacionais, editoras, empresas e organizações sem fins lucrativos. Grã-Bretanha.
Jean- Pierre Clair
Diretor da AIL Midi -Pyrenees, associação de integração de serviços de assistência especializada para a mobilidade que fomentam ajuda solidária às plataformas de mobilidade.  França.

 

Habiba Djahnine
Documentarista, fundadora da associação “Cinema e Memória ” e de  ” Contatos Imediatos do documentário”  de Béjaia ( Associacao cinematográfica de Béjaia ), da qual é delegada geral, desde 2003. Argélia.

 

Genevieve Ferone

Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Veolia Environnement , especializada em responsabilidade social corporativa, investimento socialmente responsável e desenvolvimento sustentável.  França

 

Jean -Marc Finot

Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën, na França.

 

Ricardo Henriques

Diretor Executivo do Instituto Unibanco, professor do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi secretário do Bem-Estar Social e Direitos humanos do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu o programa UPP Social, e em 2011, presidente do Instituto de Planejamento Municipal Pereira Passos (IPP). Brasil.

 

Carles Llop

Arquiteto, chefe do departamento de Planejamento e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Politécnica da Catalunha. Membro do grupo de arquitetos Jornet-Llop-Pastor. Prêmio Nacional de Planejamento do Ministério da Habitação da Espanha, em 2010. Prêmio Europeu de Desenvolvimento Urbano, 2010. Premiado na 11a Bienal de Arquitetura da Espanha. Espanha.

 

Danilo Martucelli

Professor de sociologia da Universidade de Paris-Descartes, N Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Sorbonne, membro do laboratório CERLIS. Trabalha em teoria social, modernidade, sociologia política e da sociologia do indivíduo.  França

 

Pierre Mongin

CEO da RATP, agencia de transportes de Paris, França.

 

Thanh Nghiem

Presidente fundadora da Angenius, projetos de incubadoras com fins lucrativos, leciona na HEC, França.

 

Jean- Pierre Orfeuil

Engenheiro, ph.D. em Estatística. Professor do Instituto Urbano em Paris, da Universidade Paris -Est Créteil. Presidente da Cátedra do IVM Internacional.  França.

 

Ana Olivera

Prefeita de Montevidéu. Secretária de  Mercocidades (rede de 261 cidades da América Latina, que reúne cerca de 80 milhões de habitantes). Uruguai.

 

Christian Peugeot

Diretor de Relações Públicas, Diretor de Relações Externas da PSA Peugeot Citroën, na França.

 

Wolfgang Schuster

Diretor do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade, ex- prefeito da cidade de Stuttgart, na Alemanha.

 

José Manuel Viegas

Secretário-Geral do Fórum Internacional dos Transportes, professor de engenharia civil da   Universidade de Lisboa, Portugal.

 

Leslie Woo

Vice- Presidente de políticas, planejamento e inovação da Metrolinx,  autoridade de transportes para a área da grande Toronto e Hamilton, Canadá.

 

Wu Jiang

Arquiteto, vice-presidente de Tongji University, Xangai. Vice-presidente da Sociedade de  Arquitetos  de Xangai, presidente do programa de  parceria mundial de universidades pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Gupes. China

Pular para a barra de ferramentas