IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Fábrica do Movimento

IVM premia o concurso para estudantes de jornalismo: documentários e mobilidade

 

De forma a identificar os experimentos mais originais e encorajadores em mobilidade urbana e instigar os profissionais do futuro à uma consciência sobre os desafios – culturais, socioeconômicos e urbanísticos – da mobilidade do futuro, o IVM – Instituto Cidade em Movimento organiza competições internacionais para estudantes.

 

concurso jornalismo

 

Em 2003,  o Concurso Internacional “Mobilidades Urbanas em Foco” possuiu um enfoque de investigação – as novas formas de se mexer na cidade e os serviços ainda não catalogados. A equipe vencedora do concurso, composta por três alunos da Universidade de São Paulo: Caio Cavechini, Francisco de Souza e Yvan Paganotti, com o documentário “Esperança na garupa”. Com o enfoque nos serviços crescentes de Mototaxi, foi feito um estudo sobre este meio de transporte em Franca. Os mototaxis são um meio de baixo custo e que acabam por gerar vários empregos. Considerados sob vários pontos de vista – vantagens aos clientes, impacto social, flexibilidade institucional, autovias, o documentário estuda os mototaxis sob a questão da intermodalidade.

 

Pular para a barra de ferramentas